Confira a programação do Dia de Oração pela Santificação do Clero

Foto: Ta Hagia Fotografia

O Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes foi instituído pelo Papa São João Paulo II em 25 de março de 1995. A iniciativa surgiu a partir de uma proposta da Congregação para o Clero, sugerindo que esta data fosse celebrada por ocasião da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que esse ano será celebrada na próxima sexta-feira, 7 de junho.

Na Arquidiocese de Fortaleza, a programação será realizada em cada Região Episcopal, envolvendo bispos, padres e diáconos com momentos de oração da Liturgia das Horas, adoração ao Santíssimo, confissão, missas e a leitura e reflexão da carta “Os Párocos em prol do Sínodo” do Papa Francisco, divulgada no dia 2 de maio de 2024.

O objetivo dessa iniciativa é ajudar os sacerdotes a “conformarem-se cada vez mais com o coração do Bom Pastor”. Este dia de oração é um momento especial para os fiéis se unirem em intercessão pelos seus pastores, pedindo a Deus que os abençoe e fortaleça em sua missão.

A celebração do Dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes tem desempenhado um papel significativo em promover a estima e a oração pelos sacerdotes entre o povo de Deus. Anualmente retomada, esta iniciativa sublinha a importância de apoiar espiritualmente aqueles que dedicam suas vidas ao serviço da Igreja e das comunidades cristãs.

Este dia é uma oportunidade de reflexão sobre a importância da santidade sacerdotal e o impacto positivo que sacerdotes santos podem ter na vida espiritual dos fiéis. Através da oração e do apoio contínuo, a comunidade cristã pode contribuir para a renovação e o fortalecimento do ministério sacerdotal.

Programação:

Região Nossa Senhora da Conceição

Local: Matriz da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres, Tancredo Neves, Fortaleza

8h – Acolhida e café da manhã

8h às 9h – Hora Santa

10h – Exame de consciência e carta do do Papa Francisco aos párocos

11h – Missa presidida por dom Valdemir Santos

12h – Almoço

*O clero deverá levar os paramentos brancos

Região Nossa Senhora da Assunção

Local: Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Genibaú, Fortaleza

8h30 – Acolhida e café

9h30 – Leitura e reflexão da carta do Papa Francisco aos párocos

10h30 – Missa com adoração e bênção do Santíssimo

11h30 – Almoço e encerramento

Região Bom Jesus dos Aflitos

Local: Matriz da Paróquia São Pio X, Pan Americano, Fortaleza

8h30 – Acolhimento e Café da Manhã

9h15 – Carta do Santo Padre Francisco aos párocos

9h30 – Exposição do Santíssimo Sacramento

10h – Confissões

10h30 – Ladainha de Jesus Sumo e Eterno Sacerdote

11h – Santa Missa

Região São José

Matriz da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, De Lourdes, Fortaleza

8h30 – Acolhida e café da Manhã

9h – Hora média

9h30 – Reflexão (carta do santo padre, Papa Francisco, aos párocos)

10h30 – Adoração e bênção do Santíssimo

11h – Almoço

Região Sagrada Família

Local: Casa de Retiro da Região Sagrada Família, Pirapora, Maranguape

8h – Acolhida e café da manhã

9h – Hora média

9h30 – Leitura e reflexão com padre Sávio Pereira

10h – Adoração ao santíssimo com dom Júlio César de Jesus

11h – Missa

12h – Almoço e encerramento

Região Nossa Senhora dos Prazeres

Local: Matriz da Paróquia São Gonçalo do Amarante, Centro, São Gonçalo do Amarante

8h – Acolhida e café

8h30 – Hora Média

8h45 – Leitura da carta do Papa Francisco aos párocos com Dom Gregório Paixão, OSB

10h – Missa com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento

11h – Bênção do Santíssimo

11h15 – Comunicados

11h30 – Almoço e encerramento

1. Abençoado dia a todos!
    Hoje no dia do Sagrado Coração de Jejus, agradeço a Ele, pelo dom de todos os padres, todo o clero, por eles somos introduzidos pelo Batismo na vida Cristã e com cristo, são os que nos leva a Santa Eucaristia e todos os sacramentos, são a representação de Cristo e nos leva a Ele. Rezemos por todos e façamos adoração por todos. Nosso mundo necessita desse pastoreio cada vez mais santo, que faz o rebanho não se perder do pastor.
    Que o Sagrado Coração de Jesus, aquele que nos ama sem diferença, sem egoísmo, e cheio de bondade, misericórdia, cheio de paz, caridade e AMOR os conduza sempre.

Com nossos irmãos e toda Santa Igreja, busquemos mais e nos entreguemos mais a esse Coração que tanto nos ama, e nos faz melhores ao estrarmos nessa espiritualidade.

Que sejamos como o apóstolo Amado, coloquemos nossa cabeça em seu peito e façamos D’Ele, o alimento de nossa vida, o combustível que nos conduz, e que a cada dia renovemos esse Amor salvífico por Ele, o Sagrado Coração de Jesus. Abraço a todos.