Confira a programação dos 50 anos de Páscoa do Venerável Dom Lustosa

A Arquidiocese de Fortaleza, por meio da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização do Venerável Dom Antônio de Almeida Lustosa, realizará entre os dias 6 a 14 de agosto, a Semana Jubilar pelos 50 anos de Páscoa Eterna de Dom Lustosa. Serão orações e celebrações eucarísticas nas comunidades paroquiais criadas durante seu ministério.

Programação

Dom Lustosa nasceu na cidade mineira de São João Del Rei em 1886. Integrante da Congregação Salesiana, recebeu a ordenação presbiteral em 1912, aos 25 anos. Como padre salesiano dedicou-se ao ensino de Filosofia e Teologia. Em 1925, recebeu a ordenação episcopal e permanece até 1928 como bispo de Uberaba, no interior mineiro. Em seguida, continuou seu pastoreio como bispo de Corumbá, cidade sul-mato-grossense, e Belém, capital paraense.

No ano de 1941, é transferido pelo Papa Pio XII para a Arquidiocese de Fortaleza, sendo o segundo arcebispo, e ficou até 1963. Durante seu pastoreio em nossa Arquidiocese, dedicou-se em reorganizar a estrutura diocesana com a criação de paróquias e convidou diversas congregações religiosas a se fazerem presentes em nossa região, em especial na capital Fortaleza.

Além de sua caminhada de evangelização e missão frente a nossa Arquidiocese, Dom Lustosa também é autor dos vitrais que compõem a arquitetura da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Em 1963, pediu renúncia da nossa Arquidiocese e passou a morar na Casa Salesiana de Carpina, em Pernambuco, quando realizou sua páscoa para a vida eterna em 1974, nas vésperas da solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Seu corpo descansa na cripta da Catedral Metropolitana de Fortaleza.

Durante a Semana Jubilar, momentos religiosos acontecem em nove comunidades, sendo 7 destas criadas durante o pastoreio de Dom Lustosa. O início será no Santuário de Fátima, dia 06 de agosto, às 17 horas, e o encerramento na Catedral Metropolitana, no dia 14, com a tradicional celebração do meio-dia.

A programação de celebrações da Semana Jubilar está descrita detalhadamente na imagem ao final do texto e também pode ser acompanhada pelo perfil da comissão no Instagram (@veneraveldomlustosa). Atividades como a Semana Jubilar marcam as ações coordenadas pela Arquidiocese de Fortaleza durante o ano em orações e lembranças pelo venerável Dom Lustosa.

O processo de canonização foi aberto pela Arquidiocese de Fortaleza em 1993. Já em 2023, o Papa Francisco, após conselho dos cardeais e bispos do Dicastério para a Causas dos Santos, reconheceu as virtudes heroicas de Dom Lustosa e conferiu-lhe o título de Venerável.

Texto e Imagem: Comissão Dom Lustosa