A Equipe de Animação das Campanhas na Arquidiocese de Fortaleza realizou dia 04 de março, das 8h às 16 horas, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” dia de estudo sobre a Campanha da Fraternidade 2023 “Fraternidade e Fome”, com o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16).
O estudo contou com a presença de pessoas de muitas paróquias da Arquidiocese de Fortaleza leigos, leigas, religiosos, religiosas e alguns padres. Seguindo a metodologia Ver, Julgar/Iluminar e Agir, conforme o Texto Base da Campanha da Fraternidade (CF) apresenta, os assessores e assessora trabalharam o tema e motivaram os participantes para desenvolver, com empenho e dedicação, nas famílias, comunidades e escolas a CF 2023.
O momento contou com a reflexão dos palestrantes:
- Professor Rafael dos Santos da Silva, doutor em Sociologia pela Universidade de Coimbra e docente da Universidade Federal do Ceará – UFC, em artigo publicado no portal da Arquidiocese de Fortaleza, 24-02-2023: “A FOME ROMPE COM A FRATERNIDADE”;
- Pe. Abimael Francisco do Nascimento, Missionário do Sagrado Coração, Pároco da Paróquia de São João Tauape, Fortaleza e professor na Faculdade Católica de Fortaleza, com o tema: “ILUMINAR COM A LUZ DA PALAVRA”;
- Patrícia Amorim, Especialista em enfrentamento à violência de crianças e adolescentes; especialista em organizações populares, movimentos sociais e democracia participativa. Assessora da Cáritas Brasileira Regional Ceará e CNBB Ne1. Coordenadora da equipe de campanhas da CNBB Regional Nordeste 1, trabalhou o AGIR DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE.
Também foram apresentados alguns trabalhos realizados, como AÇÃO concreta de compromisso e resposta aos apelos da Campanha, no âmbito da Arquidiocese de Fortaleza: Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza, apresentado por Rochelle Pinho e a experiência do Recanto Sagrado Coração, em Fortaleza, apresentado pela religiosa vicentina irmã Terezinha.
Faça o download dos arquivos: