Congressistas continuam Missão do Congresso

Antes de retornar a Brasília, ainda no aeroporto de Palmas, onde foi realizado o 3º Congresso Missionário Nacional (3º CMN), o padre Estevão Raschietti, assessor metodológico do 3º CMN, em entrevista exclusiva, fez um balanço do evento, que reuniu cerca de 600 missionários de todo o país em Palmas (TO). Segundo ele, todos levam para casa uma tarefa: agora cabe a cada diocese, a cada paróquia, através de seus representantes, a responsabilidade de repassar para os outros o conteúdo vivido nos quatro dias do Congresso.

O 3º CMN foi um evento de animação, que se propôs a reavivar o ardor missionário de quem está a serviço da evangelização, seja leigo ou religioso. Segundo padre Raschietti, o evento cumpriu a sua função e certamente os participantes retornarão com um novo olhar e com uma bagagem de experiências e conteúdo que lhe servirão como preparação para o 4º Congresso Americano Missionário e 9º Congresso Missionário Latino-Americano (CAM 4 – Comla 9), que serão realizados no próximo ano, em Maracibo (Venezuela).

Compartilhando a opinião de padre Raschieti, o padre Luiz Mosconi, incentivador das Santas Missões Populares afirma: “Estes encontros – como o 3º Congresso Missionário Nacional – sempre fazem bem. O encontro com missionários, leigos, sacerdotes, bispos, religiosos é algo que nos une, nos faz sonhar e trabalhar. A minha avaliação em relação ao evento é positiva pelo ambiente, pela acolhida, em relação aos assuntos tratados, que são muito atuais”.

De volta para casa, os participantes levam muitas informações e o desafio virá agora, pós-congresso, no sentido de se descobrir como processar todas as informações visando sua operacionalização. Reconhece que as abordagens e reflexões do 3º CMN precisam se adaptar às diferentes realidades, pois em cada diocese, ou em cada estado, e até mesmo em cada paróquia, as condições e a realidade são diferentes. Padre Rasquietti ressalta que “essa será a função de cada comunidade”, e vê a necessidade de se avançar na reflexão e na construção de pensamentos teológicos e pastorais.

Contribui para tudo isso, o registro dos acontecimentos feito pelos meios de comunicação eletrônicos e impressos e ainda novas publicações a serem lançadas, a exemplo da futura produção de um livro pelas Edições CNBB, a qual reunirá as conferências e os resultados dos mutirões realizados durante o congresso. Também se destacam os principais momentos registrados pela Verbo Filmes que resultará em um Vídeo Documentário. É possível adquirir o DVD, através do Site: www.verbofilmes.org.br ou Email: [email protected]

Por Jaqueline de Freitas, da Assessoria de Imprensa do 3º CMN – www.pom.org.br/congresso