Conheça o plano de segurança e mobilidade para a Caminhada com Maria

Coletiva de Imprensa da Caminhada com Maria 2024 – Foto: Gabriel Ramos

Na manhã desta quinta-feira, 8 de agosto, ocorreu a Coletiva de Imprensa da Caminhada com Maria 2024. O evento foi realizado no auditório da Faculdade Católica de Fortaleza. Durante a coletiva, foram apresentados detalhes da 22ª edição da Caminhada com Maria, no dia 15 de agosto, incluindo o percurso, as medidas de segurança e a programação religiosa.

Participaram autoridades eclesiásticas, membros da organização, autoridades de segurança e mobilidade e representantes da imprensa. A Caminhada com Maria é um dos maiores eventos religiosos da Arquidiocese de Fortaleza, reunindo milhares de fiéis para homenagear Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

O evento Caminhada com Maria 2024 contará com a presença de equipes das Polícia Militar do Estado do Ceará, além de agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). Essas forças de segurança estarão mobilizadas para garantir a ordem, segurança e assistência aos devotos a partir das 6h no Santuário Nossa Senhora da Assunção até o término da procissão na Catedral.

No total, 256 policiais serão mobilizados para o patrulhamento da Caminhada com Maria 2024. O efetivo será composto por agentes que atuarão a pé, em bicicletas, montados a cavalo, em motocicletas e viaturas. Além disso, agentes da 1ª e 2ª Companhia do 1º Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) estarão presentes, com o suporte de três bases móveis.

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) disponibilizará 200 agentes de trânsito para o evento Caminhada com Maria 2024. Esses agentes contarão com o suporte de 60 motocicletas, 50 viaturas e 200 cones para assegurar a organização e a segurança do tráfego durante o evento. A operação visa garantir o fluxo adequado de veículos e fiéis.

A operação de segurança e trânsito terá início a partir das 6h, com o bloqueio das ruas ao redor do Santuário de Nossa Senhora da Assunção. A partir das 13h, o bloqueio se estenderá da Ponte da Barra do Ceará até a Avenida Robert Kennedy e sendo realizado a medida que a procissão for avançando. A Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) recomenda que os devotos utilizem o transporte público para chegar ao evento, a fim de evitar congestionamentos e facilitar a mobilidade na área e os motoristas procurem outras vias próximas.

Para atender à demanda do evento Caminhada com Maria 2024, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR) anunciou a ampliação da frota de ônibus. Um total de 38 veículos adicionais será disponibilizado, começando a operar a partir das 6h até o final do evento. A distribuição desses veículos será feita da seguinte forma: Terminal Papicu: 3 carros reservas, Terminal Messejana: 4 veículos, Terminal Parangaba: 8 veículos, Terminal do Siqueira: 10 veículos e o Terminal do Antônio Bezerra: 13 veículos.

Além do policiamento, o evento contará com 180 socorristas, uma equipe de 2 bombeiros resgatistas com materiais de primeiros socorros, e 8 ambulâncias posicionadas ao longo do trajeto de 12 km para atender qualquer emergência médica, como casos de mal súbito.

Confira as imagens:

Fotos: Gabriel Ramos e Pascom da Região Assunção / Texto: Thiago Ribeiro.