O Conselho Episcopal Regional (Conser), que reúne os bispos das nove dioceses do Ceará, incluindo a Arquidiocese de Fortaleza, estará em encontro nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Seminário São José de Teologia. O evento faz parte das atividades do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e será presidido por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Crato.
O primeiro dia do encontro (14/10) será reservado aos bispos. Após o almoço, haverá um momento privativo para os prelados. Às 18h, todos os participantes do encontro se reunirão para a celebração da Eucaristia, seguida de um jantar às 19h. A solenidade de abertura ocorrerá às 20h, com um momento de oração e as palavras de Dom Magnus, que dará as boas-vindas e apresentará o novo secretário executivo do Regional. O dia será encerrado com orientações práticas acerca do encontro e um chá às 21h30.
No segundo dia (15/10), as atividades começam com a oração das Laudes às 7h45, seguida de um momento de oração pessoal diante do Santíssimo Sacramento. A primeira conferência do dia será conduzida pelo professor Vinícius da Silva Paiva. O professor, teólogo com vasta experiência, é bacharel em Teologia, especialista em Mariologia e Doutrina Social da Igreja, e doutorando em Teologia Sistemática. Sua atuação abrange a Academia Marial de Aparecida e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Após o almoço, haverá uma segunda conferência às 14h20, também conduzida pelo professor Vinícius, desta vez com foco no planejamento pastoral. O dia se encerrará com uma celebração eucarística às 18h.
No último dia (16/10), haverá um encontro entre os bispos referenciais das comissões episcopais e representantes diocesanos. Entre as comissões estão as de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Laicato, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Animação Bíblico-Catequética, Doutrina da Fé, Liturgia, Ecumenismo, Ação Social Transformadora, Cultura e Educação, Vida e Família, Juventude e Comunicação Social.
O encontro será concluído com uma partilha acerca das atividades e informações sobre o ano jubilar, seguido de uma oração final. O almoço de encerramento será servido ao meio-dia.
Respostas de 2
Seria em um dos dias uma celebração para os povo em geral ja que tantas buscam serenidade nas coisas santas.
Acredito ser uma análise do modus vivendi do ser humano que acredita em Deus! Poder-se-ia imaginar, permissa venia, a expedição de um Relatório sobre este conteúdo humanístico?