O Conselho Episcopal Regional (Conser), que reúne os bispos das nove dioceses do Ceará, incluindo a Arquidiocese de Fortaleza, estará em encontro nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Seminário São José de Teologia. O evento faz parte das atividades do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e será presidido por Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Crato.
O primeiro dia do encontro (14/10) será reservado aos bispos. Após o almoço, haverá um momento privativo para os prelados. Às 18h, todos os participantes do encontro se reunirão para a celebração da Eucaristia, seguida de um jantar às 19h. A solenidade de abertura ocorrerá às 20h, com um momento de oração e as palavras de Dom Magnus, que dará as boas-vindas e apresentará o novo secretário executivo do Regional. O dia será encerrado com orientações práticas acerca do encontro e um chá às 21h30.
No segundo dia (15/10), as atividades começam com a oração das Laudes às 7h45, seguida de um momento de oração pessoal diante do Santíssimo Sacramento. A primeira conferência do dia será conduzida pelo professor Vinícius da Silva Paiva. O professor, teólogo com vasta experiência, é bacharel em Teologia, especialista em Mariologia e Doutrina Social da Igreja, e doutorando em Teologia Sistemática. Sua atuação abrange a Academia Marial de Aparecida e a Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Após o almoço, haverá uma segunda conferência às 14h20, também conduzida pelo professor Vinícius, desta vez com foco no planejamento pastoral. O dia se encerrará com uma celebração eucarística às 18h.
No último dia (16/10), haverá um encontro entre os bispos referenciais das comissões episcopais e representantes diocesanos. Entre as comissões estão as de Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, Laicato, Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, Animação Bíblico-Catequética, Doutrina da Fé, Liturgia, Ecumenismo, Ação Social Transformadora, Cultura e Educação, Vida e Família, Juventude e Comunicação Social.
O encontro será concluído com uma partilha acerca das atividades e informações sobre o ano jubilar, seguido de uma oração final. O almoço de encerramento será servido ao meio-dia.