Conselho Episcopal Pastoral reúne-se em Brasília

01-concep400Teve início hoje, 4, pela manhã, a primeira reunião do ano do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que é composto pela presidência da CNBB e pelos presidentes das doze comissões episcopais da Conferência. Também participam do encontro assessores das respectivas comissões e representantes de organismos vinculados à instituição.

Na ocasião, os bispos tratam dos preparativos para a 52ª Assembleia Geral da CNBB, que acontecerá de 30 de abril a 9 de maio maio deste ano e terá como tema prioritário o papel do leigo na Igreja.

Na abertura da reunião do Consep, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, deu boas-vindas aos novos assessores: o ecônomo, monsenhor Nereudo Freire Henrique; o beneditino dom Marcelo Molinero, do setor Espaço Litúrgico, que faz parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia; e o padre Luiz Pedro, que colaborará no projeto de ampliação do Centro Cultural Missionário.

Ainda pela manhã, o assessor da Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP), Pedro Gontijo, apresentou a análise de conjuntura do Brasil e do mundo, que entre outras questões, aborda a situação carcerária no país, a política migratória, a reforma política, os conflitos indígenas em Humaitá e as manifestações coletivas denominadas “rolezinhos”. A análise de conjuntura, que estará disponível no site da CNBB, é preparada por uma equipe de assessores e apresentada aos bispos para um momento de reflexão e debate sobre a realidade.

Segundo o arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Brasil está vivendo um ano muito especial marcado pela Copa do Mundo e eleições. Porém, há muitos desafios, sobretudo no que se refere “à questão dos valores, que são esvaziados na sociedade, a exemplo da corrupção, da injustiça social, da violência”.

Gratidão

01-homenagem400Os bispos do Consep fizeram uma homenagem às irmãs Filhas do Amor Divino, que por anos colaboraram nas diversas atividades na sede da CNBB, em Brasília. As religiosas Jovita, Celita e Beatriz seguem agora em nova missão. “Nosso agradecimento às irmãs e à congregação pelo trabalho que realizaram em nossa casa. Nossas orações para que Deus retribua com muitas graças o que elas fizeram por nós”, disse o cardeal Damasceno às religiosas, que também manifestaram gratidão pelo tempo em que aturam na Conferência. “Agradeço o que aprendi e vivi durante esses 13 anos na CNBB”, disse irmã Celita.