O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou, na tarde de quarta-feira, 19 de junho, novos nomes para o Secretariado Geral da entidade e de assessores de Comissões Episcopais. Foram aprovados os nomes dos novos subsecretário adjunto geral e assessores canônico, do Setor Universidades e da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé.
Saiba quem são os escolhidos:
Subsecretário adjunto geral
Sucederá ao padre Patriky Samuel Batista na Subsecretaria Geral da CNBB o padre Leandro Megeto, atualmente secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB.
Padre Leandro nasceu no dia 8 de novembro de 1982, em Jundiaí (SP). Foi ordenado presbítero em 21 de maio de 2010, após cursar Filosofia na Faculdade São Bento e Teologia no Centro Universitário Salesiano (Unisal – Pio XI).
Na diocese de Jundiaí, foi pároco das paróquias São João Bosco (2011 a 2014), Cristo Redentor (2014) e Nova Jerusalém (2018 a 2023). Também atuou como reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Desterro, Núcleo Filosófico e vice-reitor do Núcleo Teológico (2015 a 2017). Foi o assessor diocesano da Comissão para Animação Bíblico-Catequética (2010 a 2013). Foi coordenador diocesano de Pastoral, de 2014 a 2023, período em que esteve como membro do Colégio dos Consultores, do Conselho de Presbíteros, dos Conselhos Diocesano de Ação Evangelizadora (CDAE) e de Economia e Administração (CDEA), além do Conselho Diocesano de Formadores do Seminário Diocesano (CONDIF) e da Comissão Diocesana dos Diáconos Permanentes.
Desde o dia 17 de agosto de 2023 desempenha a função de secretário executivo do Regional Sul 1 da CNBB, em São Paulo.
Assessor Canônico
Na função desempenhada atualmente pelo arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, atuará o frei Alexsandro Rufino, da Ordem dos Frades Menores. Membro da Província Franciscana de Santa Cruz (MG), o religioso tem 48 anos de idade, 24 de Vida Religiosa e 20 de Ordenação Presbiteral. Possui Mestrado e Doutorado em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Antonianum, de Roma (2013-2019).
Atualmente, frei Alexsandro Rufino desempenha a função de vigário judicial do Tribunal Diocesano de Sete Lagoas (MG) e é assessor canônico da Província Franciscana de Santa Cruz. Também atuou como juiz auditor na Câmara Eclesiástica da diocese de Sete Lagoas; consultor “ad casum” do bispo diocesano de São João Del Rei (MG) e da Irmandade do “Bom Jesus”, também em São João Del Rei.
Em sua especializção no âmbito do Direto Canônico, possui Curso de Aperfeiçoamento sobre os delitos mais graves reservados ao Dicastério para Doutrina da Fé, pela Sociedade Brasileira de Canonistas, além de Latim Canônico pela Pontifícia Universidade Antonianum.
Setor Universidades
Para o Setor Universidades da Comissão Episcopal para a Cultura e a Educação, foi escolhido o padre João Paulo dos Santos Silva, presbítero da diocese de Luziânia (GO). Nascido em 28 de outubro de 1985, em Luziânia (GO), teve a ordenação presbiteral em 11 de dezembro de 2010.
Sua formação em Filosofia e Teologia livre foi pelo Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília, entre 2006 e 2010. Na sequência, alcançou o bacharelado em Teologia, pela Faculdade Católica de Anápolis (GO), e em Filosofia, pela Pontifícia Universidade de Santa Cruz. Na mesma instituição, cursou mestrado em Filosofia, no ano de 2018.
Padre João Paulo também tem pós-graduação sobre a Doutrina e Espiritualidade de J. Ratzinger/Bento XVI, pelo Pontifício Instituto Patrístico Agostiniano. Em 2023, concluiu doutorado em Filosofia (2023), pela Pontifícia Universidade de Santa Cruz, em Roma.
Atualmente, é pároco da paróquia Sagrada Família, em Valparaíso de Goiás (GO), e exerce as funções de vigário episcopal do Vicariato Centro da diocese de Luziânia, assessor diocesano da Pastoral da Educação, capelão do Colégio Diocesano Sagrada Família, em Luziânia, e membro do Colégio de Consultores e do Conselho Presbiteral.
Comissão para a Doutrina da Fé
Comporá a dupla de assessores da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé, junto com padre Douglas Alves Fontes, o padre Thiago de Moliner Eufrásio, da diocese de Criciúma (SC).
Nascido no dia 8 de outubro de 1983, padre Thiago foi ordenado presbítero em 6 de março de 2010. Graduou-se em Teologia pela Faculdade Católica de Santa Catarina e em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (SC). Tem mestrado e doutorado em Teologia Sistemática, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
Uma resposta
Parabéns a CNBB, por se dedicar aos trabalhos dos padres em cada função.
E gostaria de dizer que todos os dias eu rezo por todos os padres.