Conser: Presidente do Regional alerta sobre o perigo da “Síndrome de Jonas”

Nesta segunda-feira (14), teve início o Conselho Episcopal Regional (Conser) do Regional Nordeste 1 da CNBB, reunindo os bispos do Ceará para três dias de encontro no Seminário São José de Teologia, em Fortaleza.

A abertura foi marcada por uma Missa presidida por Dom Magnus Henrique, bispo da Diocese do Crato e presidente do Regional. Em sua homilia, ele destacou a importância da escuta e da ação pastoral enraizada em discernimento, ressaltando que o planejamento pastoral deve produzir frutos maduros e cheios de sentido, evitando os erros de ações precipitadas e sem profundidade.

Bispos do Regional Nordeste 1. Foto: Romário Pinheiro.

“Estamos iniciando o nosso Conser e o tema que abordaremos é a grandeza da escuta para que os frutos do nosso planejamento e da nossa ação pastoral não sejam frutos ultrapassados, apodrecidos, nem verdes sem perspectivas de amadurecimento”, afirmou Dom Magnus.

O bispo também alertou para os perigos de uma fé superficial, marcada pela busca incessante de sinais e milagres, o que, segundo ele, pode desviar os fiéis do verdadeiro encontro com Deus. “A busca descomedida por sinais tem eivado o caminho da fé, da confiança e da contemplação dos mistérios de Deus”, disse Dom Magnus.

Citando São Paulo e o Papa Francisco, Dom Magnus abordou uma cegueira espiritual que impedia os fiéis de reconhecerem a verdadeira missão da Igreja e os sinais autênticos do amor de Deus. Ele ainda anunciou sobre a chamada “Síndrome de Jonas”, mencionada pelo Papa em uma de suas homilias, que se refere à falta de zelo missionário e à tentativa de fugir das responsabilidades evangelizadoras. “Precisamos moldar as estruturas eclesiais para que se tornem mais missionárias, mais abertas às necessidades das pessoas e às rápidas transformações do mundo”, afirmou, fazendo eco à visão do Papa Francisco.

Dom Magnus encerrou a homilia com um convite à unidade e à missão, ressaltando que o Espírito Santo é dinâmico e indomável, e que os trabalhos do Conser devem ser guiados por essa certeza de fé. “Iniciemos nosso Conser reacendendo em nós o espírito da unidade e da missão”, concluiu.

O Conser segue até o dia 16 de outubro, com momentos de reflexão, partilha, escuta e planejamento das ações pastorais para o próximo ano no Ceará.