Conser: unidade da Igreja cearense na construção do Reino de Deus

O Conselho Episcopal Regional (Conser) está reunido de 6 a 8 de junho com a presença dos bispos diocesanos, bispos auxiliares, bispos eméritos e administradores diocesanos do Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Além dos epíscopos participam diversos representantes das iniciativas pastorais da Igreja cearense. O encontro acontece no Centro de Espiritualidade Maria Auxílio dos Cristãos”, no bairro Messejana.

“Na caminhada Regional temos voltado os temas do CONSER, para o aprofundamento das Diretrizes Gerais (DGAEs), trabalhando, de modo especial, cada um dos Pilares. O Pilar da CARIDADE – Serviço à vida plena, será o tema de estudo do Encontro; o lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 1,33-34) complementa a proposta do amor a Deus, que se volta para o próximo”, afirma Dom Vasconcelos, Presidente do Regional.

A primeira sessão do Conser de 2022, iniciou com uma reunião reservada aos bispos. Na manhã do segundo dia, “as lideranças religiosas do estado do Ceará se reuniram para fazer um balanço das ações do Pilar da Caridade em nosso estado”, segundo Padre Watson Façanha, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral de Fortaleza. “Muitos foram os desafios nesses últimos dois anos, mas também houveram vitórias impulsionadas, sobretudo, pela criatividade de ações solidárias, como por exemplo, a campanha “Eles e Elas Precisam de Nós”, feita pela Cáritas e Pastorais Sociais da Arquidiocese, que durante o período crítico da pandemia ajudou irmãos necessitados com a doação de alimentos”, completou Padre Watson.

Durante a tarde os participantes tiveram a assessoria do Frei Olavio José Dotto, assessor nacional da CNBB, que fez uma análise de conjuntura, a partir do mapeamento das ações caritativas realizadas pelas dioceses do Ceará. Diante do cenário, ele apresentou os principais desafios e apontou caminhos para que a solidariedade seja vivenciada com mais êxito pelas Igrejas Particulares. O encerramento acontecerá com uma reunião dos bispos com os coordenadores diocesanos de pastoral e representantes regionais de pastorais e organismos. O próximo Conser acontecerá de 24 a 26 de outubro, em local a definir.

Foto de manchete: Setor de Comunicação Regional