Coordenação do 30° Grito dos Excluídos divulga programação do evento em Fortaleza

O Grito dos Excluídos é uma manifestação tradicional realizada anualmente no Brasil no Dia da Independência, 7 de setembro. O evento, organizado por diversas entidades sociais, pastorais e movimentos populares, tem como objetivo dar voz às pessoas e grupos marginalizados, denunciando injustiças sociais, econômicas e políticas.

O lema do 30° Grito dos Excluídos é “Todas as formas de vida importam. Mas quem se importa?”. Este lema reflete uma chamada à consciência e à ação diante da indiferença que muitas vezes permeia a sociedade em relação à vida, especialmente das populações mais vulneráveis e do meio ambiente.

Ao longo de suas três décadas de existência, o Grito dos Excluídos se consolidou como um espaço de resistência e mobilização popular, onde são discutidas questões como a luta contra a pobreza, a defesa do meio ambiente, o acesso à saúde e educação, a valorização do trabalho e a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Na Arquidiocese de Fortaleza, a programação do 30° Grito dos Excluídos inclui concentração, caminhada, apresentações artísticas e momentos de reflexão.. Este evento reafirma o compromisso da Igreja com a defesa dos direitos dos mais vulneráveis e a promoção da justiça social.

A programação do 30° Grito dos Excluídos da Arquidiocese de Fortaleza é a seguinte:

• 14h: Concentração no Passeio Público / Praça dos Mártires, com cantos e apresentações artísticas.
  • 15h: Início do ato com uma mística inicial.
  • 15h20: Início da caminhada, que ocorrerá sem paradas.
  • 16h: Concentração final na Comunidade Poço da Draga, com cantos, momentos de fala e apresentações artísticas.
  • 17h30: Mística final.
  • 18h: Encerramento e retorno às comunidades.

Mais informações: (85) 98425-2136, Isabel Forte.

Texto: Thiago Ribeiro.