Crianças e adolescentes de todo o Brasil peregrinam até Aparecida para celebrar os 180 anos da IAM

O Santuário de Aparecida vai receber neste sábado, 30 de setembro, grupos da Infância e Adolescência Missionária de todo o Brasil. A peregrinação da IAM celebra os 180 anos da Obra, que busca fortalecer entre as crianças o espírito missionário de colaboração com as crianças do mundo todo.

A secretaria nacional prevê a participação de mais de 3 mil peregrinos, que se deslocam de quase todos os estados do Brasil até Aparecida, em São Paulo. A participação neste evento acontece de forma espontânea, a partir da realidade e da forma de organização de cada grupo. No dia 30, às 9h, haverá a missa no Santuário, transmitida para todo o País através da TV Aparecida.

Buscando preparar os grupos para viver este momento celebrativo, foram realizados encontros e todas as dioceses receberam uma vela, símbolo escolhido para ser sinal que faça memória desta história construída junto às crianças e adolescentes que vivem a missão. O encerramento se dará em nível nacional na Peregrinação da IAM ao Santuário Nacional de Aparecida (SP), no próximo dia 30 de setembro.

Peregrinação da IAM na Igreja local
A Diocese de Santa Luzia, na Cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, possui atualmente mais de 80 grupos de crianças e adolescentes na obra Pontifícia da IAM. Esses grupos estão inseridos em nossas 40 paróquias e 56 municípios.

Segundo o seminarista Edson Danilo, coordenador da IAM na Diocese, a peregrinação é muito mais do que uma simples vela que é levada em caminhada entre as pessoas. “A vela é sinônimo de vida testemunhada e doada.  A cada encontro, nossos pequenos eram impactados de alguma forma com a ideia de que aquele momento não era somente particular, local deles, mas que naquele mesmo momento vários outros grupos estavam vivenciando aquela mesma oração e desejo de agradecer a Deus por todos esses anos de evangelização. Da mesma forma, é importante destacar a busca por gerar dignidade de vida a cada criança e adolescente por meio do seu protagonismo, que buscam entender a si mesmas e ao mundo a sua volta”, destacou o coordenador.

Poliana Lima, assessora da IAM da Paróquia de São Sebastião, em Caraúbas (RN), lembra a sua história de transformação a partir do envolvimento com a IAM. “Quando fui chamada para fazer parte da IAM, não imaginava que o trabalho realizado fosse tão lindo como é, me encantei pela obra. Formamos o grupo de assessores, onde fiz várias amizades, em seguida buscamos as crianças e iniciamos os encontros. A IAM aproximou minha família de Deus e hoje fazemos parte de várias atividades da Igreja. Meu filho também faz parte da IAM e com muito amor fala de Jesus para outras crianças. Sou muito feliz, realizada e grata. A peregrinação foi um dos momentos mais lindos de minha caminhada, ver as crianças rezando, partilhando a palavra e com o desejo de ir ao encontro das outras crianças, encheu meu coração de orgulho e de alegria”, finalizou a assessora.

Confira a programação da Peregrinação da IAM no Santuário de Aparecida
7h – Acolhida dos Peregrinos no Santuário