Curso de Verão na Terra do Sol 2013

luis200Este ano, o CURSO DE VERÃO NA TERRA DO SOL realizou-se de forma diferente respeito aos anos anteriores. Devido à movimentação causada pelo impacto da Jornada Mundial da Juventude, preferimos oferecer um espaço de reflexão e participação de forma descentralizada, seja de um ponto de vista geográfico como também de tempo.

Foram concretizadas ao todo seis oficinas em bairros diferentes: No bairro de Alto Alegre com a parceria da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na pessoa do Pe. Francisco José Duarte de Medeiros, no Planalto do Pici com a parceria da Diaconia e do ESCUTA, no Genibau com a parceria do Centro de Promoção da Vida Dom Helder Camara, e no Jangurussu, com a parceria mais uma vez da Diaconia.

As oficinas foram: Pintura em tecidos, Espiritualidade, Teatro, Confecção de Mamolengos com uma média de 20 participantes cada, totalizando assim 120 cursistas.

Nos dias 27 e 28 de julho foi também realizado um grande Seminário com o tema: JOVENTUDES FAZER PARTE EM TODA PARTE, no Centro de Formação Nossa Senhora do Perpétuo Socorro pertencente à Paróquia de São Raimundo Nonato, no bairro Rodolfo Teófilo. Neste seminário, além das palestras ministradas pelos assessores Alba Carvalho, Pe. Manfredo de Oliveira e o sociólogo Osmar Rufino e dos debates sobre as temáticas referentes às juventudes, foram realizadas também quatro oficinas: Espiritualidade das Juventudes, Gênero, Juventudes e Políticas públicas, Juventudes e Direitos Humanos. Os participantes foram sessenta pessoas, sobretudo jovens. Ao todo, portanto foram envolvidas umas duzentas pessoas nesta iniciativa que já está ao seu décimo terceiro ano de vida.

Tudo foi organizado em parceria com a Diaconia de Fortaleza. Podemos assim agradecer aos que contribuíram para a realização deste projeto com a assessoria, o local e as equipes de serviços.

Esperamos renovar as nossas forças para continuarmos a caminhada e preparar desde já o CURSO DE VERÃO NA TERRA DO SOL para o ano 2014.

Por Pe. Luis Sartorel, Coordenador do Curso de Verão na Terra do Sol.