Devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizam festividade da padroeira

Foto: Pascom Mondubim

A celebração do novenário e festa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em quatro paróquias da Arquidiocese de Fortaleza reflete a profunda devoção dos fiéis a essa figura mariana. As paróquias de Mondubim, São Bento, Carlito Pamplona e Jereissati I organizam uma série de eventos religiosos que incluem missas, procissões, recitação do terço mariano, novenas e convívio social.

A festividade é uma oportunidade para os devotos expressarem sua fé e devoção de maneira comunitária. É um momento de fortalecimento espiritual e renovação da fé. A intercessão de Nossa Senhora é frequentemente associada a graças e milagres, e muitos fiéis participam com a esperança de receber bênçãos especiais.

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou a se espalhar a partir de 1870 e rapidamente ganhou adeptos em todo o mundo. A origem dessa devoção está ligada a uma pintura do século XIII, de estilo bizantino, que se tornou um ícone de intercessão e ajuda contínua de Maria.

No século XV, um negociante roubou o ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Creta, Grécia, com a intenção de vendê-lo em Roma. Durante a viagem pelo Mediterrâneo, enfrentou uma tempestade que quase naufragou o navio. Chegando em Roma, o negociante adoeceu gravemente e, arrependido, pediu a um amigo que devolvesse o ícone a uma igreja.

A esposa deste amigo, no entanto, resistiu à ideia. Nossa Senhora apareceu à filha do amigo, uma menina de seis anos, instruindo-a a colocar o quadro em uma igreja específica: São João Latrão ou Santa Maria Maior. Em 27 de março de 1499, o ícone foi entronizado na Igreja de São Mateus, onde permaneceu por mais de 300 anos, sendo venerado e atraindo numerosos devotos.

Durante uma invasão, a Igreja de São Mateus foi destruída e os monges Agostinianos esconderam o ícone para protegê-lo. Ele permaneceu esquecido por cerca de 30 anos. Em 1866, o Papa Pio IX confiou o ícone aos Redentoristas, com a instrução: “Fazei com que todo o mundo conheça esta devoção”.

Programação na Igreja Matriz Paroquial:

*Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Mondubim, Fortaleza

Tema: “Nossa Senhora refletia todos os acontecimentos no seu coração”

27/6 – 18h, terço na Capela do Santíssimo e às 19h, missa

28/6 a 6/7 – 18h, recitação do terço mariano, 18h30, novena e às 19h, celebração eucarística

7/7 – 18h, terço e às 19h missa de encerramento da festividade

Parte social todos os dias após a missa

*Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, São Bento, Fortaleza

Tema: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão

17 a 27 de junho

19h – Novena

19h30 – Missa