Dom Gregório e os diáconos permanentes – Foto: divulgação.
Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2024, o Centro de Retiro Medalha Milagrosa, em Tapera, Aquiraz sediou o retiro canônico dos diáconos permanentes da Arquidiocese de Fortaleza. O momento foi conduzido por Dom Gregório Paixão, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, com o tema “Ascética e Mística” e o lema “Sede Santos, como vosso Pai é santo” (Mt 5,48).
O evento também contou com a presença das esposas dos diáconos, que foram acompanhadas espiritualmente por Padre Josileudo Queiroz e Padre Helano Samy. A participação das esposas sublinhou a importância do apoio conjugal no exercício do ministério diaconal, fortalecendo a espiritualidade familiar.
Esposas dos diáconos permanentes – Foto: divulgação.
O retiro foi um momento de profunda espiritualidade e renovação para os participantes. O Diácono Elinésio de Sousa destacou a importância da presença de Dom Gregório durante os três dias do encontro, expressando sua gratidão: “Me senti agraciado. Nosso bispo, com sua agenda cheia, tira um tempo para estar com seus diáconos. Obrigado!”
O Diácono Edmar Alves, participando pela primeira vez como neo-diácono, compartilhou da iniciativa: “Foi uma experiência maravilhosa, o convívio com os irmãos e a presença do nosso arcebispo. Fiz do retiro um momento grandioso. A oração nos fortalece na caminhada; a presença do pastor em meio ao seu rebanho nos fortalece e anima.”
Diáconos e esposas participantes do retiro – Foto: divulgação.
A pregação de Dom Gregório foi marcada pela reflexão sobre o livro de Jonas, que contém quatro capítulos. Foi sugerido aos participantes que cada um escrevesse simbolicamente um “quinto capítulo” em suas vidas, como um compromisso pessoal de continuar a missão e o crescimento espiritual iniciado durante o retiro.
Na ocasião foi eleita a nova diretoria da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD) para o quadriênio (2025-2029). A equipe estará encarregada de animar e coordenar as atividades dos diáconos permanentes na Arquidiocese, promovendo a união e o fortalecimento espiritual da comunidade diaconal durante os próximos quatro anos.
A nova diretoria é composta pelos seguintes membros:
Presidente – Diác. Marcelo Perdigão Moura
Vice presidente – Diác. Erinaldo Cordeiro de Aquino
1º Secretário – Diác. Francisco Alex da Silva Teixeira
2º Secretário – Diác. Hemersson Jorge Barbosa
Tesoureiro – Diác. José Elinésio Coelho de Sousa
Nova diretoria da CAD – da esquerda para direita: diác. Hermesson, diác. Marcelo, dom Gregório, diác. Erinaldo, diác. Alex e diác. Elinésio – Foto: divulgação.
Texto: Thiago Ribeiro.
Respostas de 12
Como diácono fiz meu 4º retiro canônico e renovei minha vida espiritual. Ah se todos pudessem ter um momento como esse.
Diác Elinésio Coelho
Os momentos de retiro nos fazem crescer, é um tempo sagrado e deve ser priorizado por todo diácono. Fico feliz em ver meus irmãos de ministério realizando seus retiro.
Deus lhes abençoe sempre!
Louvo a Deus por esses que sao os escolhido fo senhor que eles sejam fiel perseverante saiba Deus precisa de sua dedicação
Atitude de vanguarda da Arquidiocese de Fortaleza. Na vdd a Igreja deveria ordenar os padres casados ou retirar a proibição do celibato. Afinal essa proibição não é Bíblica, vez que vários apóstolos eram casados.
Gostaria de saber quando acontecerá novas inscrições para o diaconato permanente,?
Esse é Dom Gregório Paixão, sempre arranja tempo para tudo. Assim era aqui em Petrópolis RJ. Saudades. Parabéns aos Diáconos, que souberam aproveitar o Retiro . Deus abençoe a todos 🙏
Deus abençoe todos os Diaáconos , que sejam um exemplo para toda as famílias, mas que Deus abençoe nossos futuros (Pedro ) que tenhamos bons padres , para conduzir bem as ovelhas que estão ficando pelo caminho.
MUITO IMPORTANTE UM RETIRO DESSE REVIVENDO AFÉ DE SEUS FIÉIS E MOSTRANDO QUE A NOSSA RELIGIÃO CATÓLICA CONTINUA FIRME SEM TROCAR SUA FE.QUE JESUS CRISTO ABENÇOE SEU PASTOR PARA GUIAR SUAS OVELHAS. COM MUITA SAÚDE E MUITA SABEDORIA. ESTOU NACIDADE DE AFRÂNIO ESTADO DE PERNAMBUCO. SOU MARIA DAS GRAÇAS MARQUES NUNES.
Parabéns DEUS ABENCOE A TODOS.
Está tirando a essência da igreja. Onde esses quase padre querendo substituir os Padres…conheço paróquias que esses quase padre fazem homilia e até tomando o vinho do padre…errado.
Deus Abençoe Cada Um Infinitamente.. Precisamos de homens de Deus…
Meu sonho. mais seja feita a vontade de Deus, na minha vida só se ele permitir mesmo.