Diáconos permanentes da Arquidiocese realizam retiro canônico

Dom Gregório e os diáconos permanentes – Foto: divulgação.

Nos dias 30 e 31 de agosto e 1º de setembro de 2024, o Centro de Retiro Medalha Milagrosa, em Tapera, Aquiraz sediou o retiro canônico dos diáconos permanentes da Arquidiocese de Fortaleza. O momento foi conduzido por Dom Gregório Paixão, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, com o tema “Ascética e Mística” e o lema “Sede Santos, como vosso Pai é santo” (Mt 5,48).

O evento também contou com a presença das esposas dos diáconos, que foram acompanhadas espiritualmente por Padre Josileudo Queiroz e Padre Helano Samy. A participação das esposas sublinhou a importância do apoio conjugal no exercício do ministério diaconal, fortalecendo a espiritualidade familiar.

Esposas dos diáconos permanentes – Foto: divulgação.

O retiro foi um momento de profunda espiritualidade e renovação para os participantes. O Diácono Elinésio de Sousa destacou a importância da presença de Dom Gregório durante os três dias do encontro, expressando sua gratidão: “Me senti agraciado. Nosso bispo, com sua agenda cheia, tira um tempo para estar com seus diáconos. Obrigado!”

O Diácono Edmar Alves, participando pela primeira vez como neo-diácono, compartilhou da iniciativa: “Foi uma experiência maravilhosa, o convívio com os irmãos e a presença do nosso arcebispo. Fiz do retiro um momento grandioso. A oração nos fortalece na caminhada; a presença do pastor em meio ao seu rebanho nos fortalece e anima.”

Diáconos e esposas participantes do retiro – Foto: divulgação.

A pregação de Dom Gregório foi marcada pela reflexão sobre o livro de Jonas, que contém quatro capítulos. Foi sugerido aos participantes que cada um escrevesse simbolicamente um “quinto capítulo” em suas vidas, como um compromisso pessoal de continuar a missão e o crescimento espiritual iniciado durante o retiro.

Na ocasião foi eleita a nova diretoria da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD) para o quadriênio (2025-2029). A equipe estará encarregada de animar e coordenar as atividades dos diáconos permanentes na Arquidiocese, promovendo a união e o fortalecimento espiritual da comunidade diaconal durante os próximos quatro anos.

A nova diretoria é composta pelos seguintes membros:

Presidente – Diác. Marcelo Perdigão Moura
Vice presidente – Diác. Erinaldo Cordeiro de Aquino
1º Secretário – Diác. Francisco Alex da Silva Teixeira
2º Secretário – Diác. Hemersson Jorge Barbosa
Tesoureiro – Diác. José Elinésio Coelho de Sousa

Nova diretoria da CAD – da esquerda para direita: diác. Hermesson, diác. Marcelo, dom Gregório, diác. Erinaldo, diác. Alex e diác. Elinésio – Foto: divulgação.

Texto: Thiago Ribeiro.