Dom Dilmo Franco, bispo auxiliar de Anápolis, faleceu em decorrência de ataque cardíaco

O bispo auxiliar da diocese de Anápolis, em Goiás, dom Dilmo Franco de Campos, faleceu na tarde desta quinta-feira, 1º de agosto, em decorrência de complicações provocadas por um ataque cardíaco. Ele tinha 52 anos de idade e estava em Anápolis, auxiliando o bispo titular dom João Wilk, desde 1º de fevereiro de 2020. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma nota de condolências ao dom João Wilk e aos familiares. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Nota de pesar pelo falecimento de Dom Dilmo Franco de Campos

Estimado irmão, Dom João Wilk,

Recebemos, com pesar, a notícia do falecimento do nosso irmão Dom Dilmo Franco de Campos, Bispo Auxiliar da diocese de Anápolis. Queremos expressar nossa unidade através da oração, ao caro irmão, aos familiares, amigos e a todo povo de Deus presente nessa Igreja Particular. Que Deus em sua infinita misericórdia faça brilhar para ele a luz divina.

Agradecemos a Deus pela caminhada de Dom Dilmo cheia de frutos para a vida da Igreja, especialmente em espaços de formação de seminaristas, padres e religiosos, em Goiás, sobretudo nos Seminários Propedêutico Santa Cruz e Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia.

Somos gratos também pelo seu pastoreio junto à Pastoral Familiar na diocese de Anápolis e no Regional Centro-Oeste da CNBB.

Nossa oração nos consola com a certeza assegurada pelo próprio Cristo que, como expresso em seu lema episcopal, nos une em seu amor e nos assegura a vida eterna (João 6:40).

Em Cristo,

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB

Dom João Justino de Medeiros Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Ricardo Hoepers
Bispo auxiliar de Brasília (DF)
Secretário-geral da CNBB

Biografia e trajetória eclesial

Dom Dilmo Franco de Campos nasceu na cidade de Formosa, GO, no dia 15 de março de 1972. Ingressou no Seminário Menor Nossa Senhora D’Abadia, em Formosa, em 6 de agosto de 1990. E em 4 de fevereiro de 1991, ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília (DF), no qual cursou Filosofia e Teologia, até 1997.

Em 30 de novembro de 1996, foi ordenado diácono e sua ordenação sacerdotal ocorreu em 10 de janeiro de 1998. Entre as funções exercidas por padre Dilmo estão a de pároco da paróquia São Domingos de Gusmão, em São Domingos (GO) e administrador paroquial da paróquia de São João Batista, em Divinópolis (GO). Também foi administrador paroquial da paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Flores de Goiás.

Nos anos de 2003 e 2004, fez o mestrado em Teologia moral na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, e em 2005, fez uma experiência missionária na paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Londres, Inglaterra. Nos anos 2006 e 2007, padre Dilmo foi enviado como formador e professor no Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, em Goiânia (GO). Ao retornar a Formosa foi nomeado pároco da Catedral Imaculada Conceição, Formosa, no período de 2008 a 2015. Em 2016, deixou a Catedral e foi enviado à Goiânia como Reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney. Em outubro de 2018, assumiu a presidência do Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), do regional Centro-Oeste da CNBB.

Já no exercício do ministério sacerdotal na diocese de Formosa exerceu os postos de assistente eclesiástico da Pastoral Familiar e foi eleito membro do Conselho de Presbíteros e Colégio de Consultores. Ainda na diocese de Formosa tornou-se coordenador e professor do curso superior de teologia para leigos e foi nomeado ecônomo da mesma diocese.

Nos últimos quatro anos, portanto, Dom Dilmo estava como reitor do Seminário Propedêutico Santa Cruz e do Seminário Interdiocesano São João Maria Vianney, da Arquidiocese de Goiânia, e também era professor de teologia da PUC/GO, no Instituto de Teologia e Filosofia Santa Cruz, em Goiânia.

No dia 27 de Novembro de 2019, o Santo Padre, o Papa Francisco, atendeu ao pedido de Dom João Wilk para poder contar com um Bispo Auxiliar no governo pastoral da Diocese de Anápolis, e então nomeou Pe. Dilmo Campos como bispo titular de Ita e auxiliar de Anápolis.

Dom Dilmo foi ordenado no dia 25 de janeiro de 2020, tendo como sagrante principal Dom João Wilk, Bispo de Anápolis; e cosagrantes, Dom Adair José Guimarães, Bispo de Formosa e Dom Waldemar Passini, Bispo de Luziânia. Foi apresentado ao povo da Diocese de Anápolis no dia 01 de fevereiro de 2020 e desde então auxilia Dom João na condução do povo de Deus.

Fonte: CNBB.