Dom Edmilson: cem anos de vida, missão e profetismo

Dom Edmilson da Cruz – Foto: divulgação.

Dom Manuel Edmilson da Cruz entrou no Seminário aos 12 anos, aos 24 já foi ordenado padre. Foi eleito bispo aos 42 anos, por São Paulo VI. Hoje, ele soma 75 anos de ordenação sacerdotal, 58 anos de episcopado e 100 anos de vida! Dom Edmilson é o bispo mais idoso do Brasil. Com um século de história, ele tem muito a ser celebrado e rememorado.

Durante este século de Dom Edmilson (desde Pio XI que reinava quando ele nasceu), oito pontífices já marcaram sua existência, passando por dois papas canonizados com que ele teve contato: São Paulo VI e São João Paulo II. Adepto do pacto das catacumbas desde sua eleição episcopal, Dom Edmilson sempre assumiu uma vida simples e despojada. Como ele mesmo diz: “hoje não possuo nada, nem carro, nem casa…” vive muito bem cuidado na Fraternidade Emanuel, comunidade religiosa das irmãs Josefinas, que tão bem o “adotou” e o acompanha já há muitos anos.

Desafiou poderosos, contestou ministros na ditadura militar, defendeu presos políticos, foi sequestrado, calou o Senado Federal. Dom Edmilson, marca, pela sua voz mansa e comportamento discreto, mas com o profetismo bem afiado e atualizado para discernir os sinais dos tempos e anunciar sempre o Cristo na pessoa dos pobres e marginalizados. Foi bispo auxiliar em São Luís (MA), bispo auxiliar em Fortaleza (CE) e bispo diocesano em Limoeiro do Norte (CE). Marcado por uma lucidez invejável para a sua idade, hoje dedica boa parte do seu tempo a ler, meditar e rezar pela humanidade. Acompanha os noticiários atentamente, lê devotamente todas as páginas do jornal e atende a todos com alegria e acolhimento. Demonstra sempre uma inteligência impressionante, aliás, aos quatro anos de idade, o menino Edmilson já era alfabetizado e dominava as quatro operações matemáticas. Conversa sobre qualquer assunto e está sempre falando de projetos e do que ainda não conseguiu fazer, mas que planeja e entrega a Deus.

No próximo dia 3 de outubro, Dom Edmilson celebrará seu aniversário natalício de cem anos. A comemoração será no Santuário Arquidiocesano de Adoração – Igreja São Benedito (Rua Clarindo de Queiroz, 1247, Centro Fortaleza – CE), iniciando com um almoço festivo para autoridades civis e religiosas, amigos e familiares e, às 18h, a Concelebração Eucarística, sob a presidência do nosso estimado arcebispo Dom Gregório Paixão, com a presença confirmada já de vários outros bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas e seminaristas não só de Fortaleza, mas de diversas partes do estado do Ceará e até de outros estados. Além disso, diversas expressões eclesiais e muitos fiéis, que são testemunhas da vida e do pastoreio exemplar, deste homem que tanto se dedica a Deus e aos irmãos, ainda nos dias de hoje. Todos são convidados a participarem desta Eucaristia, que será, verdadeiramente, uma ação de graças por tudo o que o Senhor fez neste século de história na vida dele e que continua a fazer através do seu testemunho e de sua presença no mundo.

Maiores informações: @domedmilsoncruz

Por Ícaro Magalhães – Pascom do Santuário Arquidiocesano de Adoração