Agentes da Pastoral da Estrada. Foto: Francisco Airton dos Santos.
No último domingo, 5 de janeiro, o arcebispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, OSB, presidiu uma Celebração Eucarística especial com os caminhoneiros no Posto São Cristóvão, BR-116, km 15, em Fortaleza.
A missa foi um momento de profunda fé e alegria, sendo ainda mais especial pela presença de Dom Gregório, pela primeira vez, na Pastoral da Estrada. Em sua homilia, o arcebispo fez uma bela reflexão sobre a Solenidade da Epifania do Senhor, também conhecida pela cultura popular como Festa dos Reis Magos, além de ter animado os caminhoneiros com palavras de conforto e segurança, destacou a importância do serviço essencial que eles desempenham para o Brasil.
Durante o momento do ofertório, três caminhoneiros, assim como os Magos do Oriente, entraram em procissão para ofertar os dons do pão e vinho que se tornam corpo e sangue do Senhor. Enquanto isso, os outros caminhoneiros, motoristas e demais fiéis depositavam aos pés do altar suas chaves e objetos de devoção.
Caminhoneiro entrega vasos sagrados para o arcebispo. Foto: Francisco Airton dos Santos.
No momento pós-comunhão, um caminhoneiro, muito emocionado, rezou a Oração dos Motoristas. O diretor do Posto São Cristóvão, Antônio Machado, agradeceu cordialmente a visita de Dom Gregório ao espaço de evangelização dos caminhoneiros. Foi lida uma homenagem, e o arcebispo foi presenteado com um objeto simbólico: um caminhãozinho de madeira, representando o trabalho dos caminhoneiros de todo o país, atendidos pela Pastoral da Estrada.
Ao fim da missa, Dom Gregório concedeu a bênção sobre o povo e os objetos, aspergindo os fiéis com água benta. Ele ainda gravou uma mensagem especial para todos os caminhoneiros brasileiros.
Dom Gregório aspergindo os fiéis. Foto: Francisco Airton dos Santos.
A Missa dos Caminhoneiros, promovida e organizada pela Pastoral da Estrada no Posto São Cristóvão, acontece desde 1998, tendo sido idealizada pelo Padre Alfredo Niedermaier, MSC (Missionário do Sagrado Coração), juntamente com um grupo de leigos engajados e total apoio do diretor do posto.
Padre Alfredo, que na época era vigário da antiga Área Pastoral da BR, atualmente Paróquia do Sagrado Coração de Jesus e Santa Luzia, Pedras, sentia a necessidade de uma missa voltada aos caminhoneiros, tão carentes de atenção religiosa, e por isso deu início a esse serviço, tendo presidido a primeira missa debaixo de um pé de tamarindo no estacionamento do posto.
Alguns anos depois, a missa passou a ser celebrada em um espaço construído especialmente para essa finalidade, onde o antigo pé de tamarindo foi transformado no altar, no ambão, na cruz e nas estantes das imagens de São Cristóvão, Nossa Senhora Aparecida e do Círio Pascal.
O tempo passou, a equipe foi crescendo, e, embora Padre Alfredo já esteja na eternidade, a Pastoral da Estrada continua se desenvolvendo cada vez mais. Hoje, com mais de vinte e cinco anos de serviço religioso, a Pastoral da Estrada segue celebrando todos os domingos, às 8h30, a Santa Missa com os caminhoneiros no Posto São Cristóvão.
Galeria de imagens:
Texto e fotos: Francisco Airton dos Santos/Pastoral da Estrada.