Dom Gregório Paixão, OSB, recebe Pálio Arquiepiscopal no dia 6 de julho

No próximo dia 6 de julho, Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, receberá a  imposição do Pálio Arquiepiscopal, uma insígnia conferida aos  arcebispos  metropolitanos. O ato solene será realizado na Catedral Metropolitana de Fortaleza, às 10 horas, com a presença do Núncio Apostólico, Dom Giambattista Diquattro, representante do Papa Francisco.

Pálio será entregue ao arcebispo de Fortaleza pelas mãos do Núncio Apostólico em solene celebração na Catedral Metropolitana de Fortaleza dia 6 de julho de 2024, às 10h.

Significado do Pálio

O Pálio, uma faixa de lã branca adornada com seis cruzes de seda preta, é um símbolo de unidade com o Papa e de responsabilidade pastoral sobre a arquidiocese. Ele é abençoado pelo Papa Francisco durante a celebração do dia dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em 29 de junho, e posteriormente entregue aos arcebispos metropolitanos por intermédio dos núncios apostólicos.

A cor branca significa a benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes localizadas na frente e atrás, à direita e à esquerda, o que significa que o bispo deve ter vida, ciência, doutrina e poder. Relaciona-se também com as quatro virtudes cardeais: prudência, fortaleza, temperança e justiça. São da cor púrpura por causa da fé na Paixão de Cristo.

Esta cerimônia é de grande importância para a Igreja , pois o Pálio representa a autoridade e a missão do arcebispo sobre sua Igreja Local. Ao receber este sinal, Dom Gregório Paixão, OSB, é chamado a seguir os passos de São Pedro, mantendo-se firme na fé e na caridade pastoral para com seu rebanho.

A comunidade católica em Fortaleza aguarda com expectativa este momento especial. A cerimônia será um testemunho da continuidade da fé e da missão da Igreja, e fortalecerá os laços entre a comunidade arquidiocesana e a Santa Sé.

Com informações do portal Vatican News.

8 Responses

1. Bom dia.
    Foi muito importante este artigo pois não entendia ao certo o significado deste símbolo do Pálio. Muito obrigados e parabéns desde já a D. Gregório Paixão. Sou ir Teresinha Maria Hammes, Filha do Coração de Maria de Curitiba.
    Abençoado domingo da Ascensão do Senhor

2. O nosso Brasil, a despeito de muitos tem crescido na fé católica. Dom Gregório foi uma benção dos céus para o nosso Ceará.
    Que o Bom Deus esteja sempre com ele

3. O nosso Brasil, a despeito de muitos tem crescido na fé católica. Dom Gregório foi uma benção dos céus para o nosso Ceará.
    Que o Bom Deus esteja sempre com ele

4. Como nossa Igreja é rica em zêlo e responsabilidades, obediência e tradição. Riqueza de detalhes na cerimônia com sêlo da bênção Papal.
    Como é bom ser Cristão,nossa Igreja tem história tem amor e responsabilidades. Nossa Igreja pertece a um único Deus sábio q é mt organizado e td realiza com o Espírito Santo.
    Louvemos ao Senhor.

5. Como nossa Igreja é rica em zêlo e responsabilidades, obediência e tradição. Riqueza de detalhes na cerimônia com sêlo da bênção Papal.
    Seja bem vindo Dom Gregório Paixão.

6. Se não me engano o Pálio não era entregue no Vaticano, reunindo todos os arcebispos recém nomeados? Houve uma mudança?