Na noite do dia 22 de fevereiro, Solenidade da Cátedra de São Pedro, a comunidade paroquial do Cristo Redentor, no bairro homônimo, em Fortaleza celebrou com alegria a dedicação do novo altar da Igreja Matriz. A celebração foi presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, Arcebispo de Fortaleza, e marcou um momento de grande significado para a vida e missão da paróquia.
“O ato de dedicar algo ao Senhor possui suas raízes mais profundas no Antigo Testamento. Já ali encontramos a dedicação de alguns altares (Nm 7, 10-11. 84. 88), de casas (Dt 20,5) e sobretudo, as diversas e sucessivas dedicações do Templo do Senhor realizadas por Salomão (1Rs 8, 1-66), Esdras (Esd 6, 15-18) e Judas Macabeus (1Mc 4, 36-59). Esta festa tinha sua grande importância para o povo judeu, pois lhes recordava que o Templo onde realizavam suas orações era a casa do Senhor, a morada de Deus no meio deles. Esta festa também os recordava a sua dignidade de povo escolhido pelo Senhor e o seu dever de ser-lhe fiel”, diz, o Cardeal Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ).
A Paróquia Cristo Redentor foi criada no dia 25 de janeiro de 1969, dia da Conversão de São Paulo, por Dom José de Medeiros Delgado, Arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza. Inicialmente, a Matriz provisória funcionava no Ginásio Monsenhor Hélio Campos.
Em fevereiro de 1972, teve início a campanha para a construção da Matriz, que foi realizada entre os anos de 1972 e 1974. Esse projeto foi um marco importante para a comunidade, representando a união e o esforço coletivo de todos os fiéis e colaboradores da paróquia.
Em 16 de janeiro de 1981, Pe. Caetano Minette de Tilesse fundou o Instituto Religioso Nova Jerusalém com o carisma bíblico marcando profundamente a historia da paróquia que atualmente é administrada pelos religiosos do Instituto Nova Jerusalém.
A Igreja Matriz segue em reforma e você pode acompanhar todas as notícias sobre a paróquia através do Instagram @nossoredentor.
Texto: Aristeu Crisóstomo / Correspondente Pascom Arqfor para a Região Assunção / Imagens: Pascom Cristo Redentor.