Dom José Antonio eleva Área Pastoral São João Batista, Jaçanaú à Paróquia

Foto: Paróquia Jaçanaú

Na Festa da Natividade de Nossa Senhora, no último dia 8 de setembro, o arcebispo metropolitano de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi Marques elevou a condição de Paróquia a Área Pastoral São João Batista, no bairro Jaçanaú, município de Maracanaú, que possui 13 comunidades.

O Decreto 005/2023 de criação explicita: “tendo ouvido o Conselho Presbiteral e cumprindo as determinações estabelecidas pelo Cân. 515 § 2 do C.D.C., havemos por bem decretar como de fato decretamos que fica criada a partir da Área Pastoral São João Batista da Paróquia São José-Centro, em Maracanaú, a Paróquia Sao João Batista, situada à Rua Oscar Ferreira de Brito, 120″.

A partir da necessidade de nomear um primeiro pároco, dom José Antonio nomeou no dia 9 de setembro, o padre Raimundo Nonato Lourenço Benício pelo período de 6 anos, “com todos os direitos que o cargo lhe confere e os deveres que o mesmo lhe impõe”.

A data da celebração de instalação canônica da nova Paróquia será divulgada em breve.

Histórico da criação da Área Pastoral do Jaçanaú:

Foto: Paróquia Jaçanaú

“Foi precisamente em agosto de 2013, com o crescente número de comunidades da Paróquia de São José (Maracanaú) que padre Francisco Oliveira então pároco na época convocou uma reunião extraordinária com os membros do Conselho Pastoral Paaroquial (CPP) para pensar em uma conversa com o Sr arcebispo para a possível criação de uma Área Pastoral.

Depois de muito pensar e rezar ficou decidido que a Área Pastoral seria nas comunidades que fazem fronteira com a Paróquia Nossa Senhora da Penha, Maranguape, e Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Taquara, Caucaia, isso devido o crescimento da população e também pensando em um maior trabalho de evangelização.

Após avaliar toda situação, populacional, territorial pastoral e financeiro ficou decidido que 12 comunidades fariam o corpo da Área Pastoral, padre Oliveira levou a proposta ao Sr. arcebispo e a comissão da Região Sagrada Família, que aprovaram o desmembramento.

Padre Raimundo Nonato já era vigário paroquial de São José, conhecia bem a realidade de cada comunidade e ficou acompanhando essa porção do povo de Deus. Na reunião do CPP de dezembro de 2013 na Paróquia de São José de Maracanaú fora comunicada a criação da Área Pastoral que iniciaria como setor pastoral com uma Missa no dia 2 de fevereiro de 2014, Solenidade da Apresentação do Senhor”. (Paróquia Jaçanaú)

Faça o download do Decreto:

Provisão de pároco do padre Raimundo Nonato: