Dom José Antonio ordena 11 diáconos para a Igreja de Fortaleza

O Administrador Apostólico de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, ordenou nesta sexta-feira, 8, na Solenidade da Imaculada Conceição, 11 diáconos, para o serviço pastoral nas comunidades da Igreja Arquidiocesana de Fortaleza. Na ocasião foi lembrado o 49º ano de Ordenação Presbiteral de Dom José. A Catedral Metropolitana estava repleta de bispos, padres, diáconos permanentes e transitórios, religiosos e o povo de Deus.

A natureza do diácono é servir, a palavra se origina do grego ‘diakonós’, o diácono é o ministro que pratica a ‘diakonia’ = ‘serviço’ à comunidade de fé. Portanto, ele contribui para o crescimento do Reino de Deus, e não é alguém menos importante que o padre, mas um colaborador da vinha do Senhor.

Na homilia, o Administrador Arquidiocesano convida os presentes a serem como Maria, serva de todos. “Eles são chamados como Maria a assumir uma missão de servos, construir a comunidade que hoje é o corpo de Cristo”, expressa dom José. “Por isso nos alegramos e essa celebração é um novo testemunho de que Deus chama a todos a felicidade plena numa transformação pela acolhida de Deus e nos faz todos servos do mundo, como Maria para dar Cristo a humanidade”, completa o epíscopo.

No início do Rito de Ordenação os candidatos exprimirem o desejo de exercerem o ministério na liberdade, o bispo ordenante lembra-lhes os compromissos: “Ser consagrado ao serviço da Igreja, mediante a imposição das mãos e a graça do Espírito Santo; Desempenhar o ministério com humildade e amor, colaborando com a ordem episcopal, para o bem do povo cristão; Guardar com amor o mistério da fé, com consciência pura, e proclamar essa mesma fé, através de palavras e atos segundo o Evangelho e a Tradição da Igreja; e, para os candidatos não casados, viver e guardar o celibato pelo Reino dos Céus; Cumprir fielmente a Liturgia das Horas, perseverar e progredir através dela no espírito de oração;  Imitar sempre o exemplo de Cristo, de cujo Corpo e Sangue estará a serviço e prometer ao seu ordinário “respeito e obediência””.

Foram ordenados diáconos:

-Carlos Vinicios Moreira Rodrigues