Dom Valdemir Vicente Santos: “amigo dos bispos”

Dom Valdemir Vicente Andrade Santos, bispo diocesano de Juazeiro (BA)

Vindo de Aracaju (SE), para assumir entre nós o cargo de bispo auxiliar de Fortaleza, Dom Valdemir Vicente Andrade Santos ganhou dos cearenses a alcunha de “Bispo construtor de amigos”. No conjunto dos nossos Bispos – Dom José Antonio, Dom Gregório, Dom Júlio César e os Bispos do Regional Nordeste 1, destacou-se como “amigo dos bispos”, estendendo sua estima e benquerença entre padres, diáconos, religiosos (as), seminaristas, leigos (as) e comunidades católicas.

Os superlativos são insuficientes para descrever Dom Valdemir, que a todos nós tratava com inexcedíveis delicadeza e atenção, atitude própria de verdadeiro “gentleman”. Grande na estatura (1metro e 98cm), é também grande na alma. Nas visitas às paróquias e comunidades, como as de São Vicente, da Paz, Bom Jesus dos Navegantes e todas as demais da Arquidiocese, fez-se um irmão entre irmãos. Nunca pretendeu ser destaque, jamais exigia para si qualquer coisa ou posição especial. Comia a mesma a mesma comida do povo, mas sempre cultivando a elegância de um “lord”.

Suas homilias eram marcadas pela simplicidade da linguagem e, ao mesmo tempo, carregadas de autêntica espiritualidade. Entendiam-nas as pessoas cultas, letradas, assim como as iletradas. Percebia- se que sua formação teológica não se deixou levar pelas escolas Francesa, Alemã ou Americana (Bultmann, Moltmann, Karl Barth, Paul Tillich, Chenu, Henri de Lubac, Yves Congar…), mas pelos pais da Igreja, pela Sagrada Escritura, pela Sagrada Tradição e pelo Sagrado Magistério representado por Tomás de Aquino e Agostinho de Hipona.

Dom Valdemir é o Bispo que toda Diocese gostaria de ter. Está de parabéns a Diocese de Juazeiro da Bahia pelo grande presente que recebeu. Por sua vez, o nosso ex bispo auxiliar será, com certeza, muito feliz em sua Diocese. Lá ele continuará alimentando nossa amizade, estreitando laços e partilhando conosco suas orações. Se um dia retornar a Fortaleza, terá, outra vez, a mais gentil e entusiástica das acolhidas.

Fonte: Pe. Raimundo Neto, pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo, Dionísio Torres.

Respostas de 2

1. Endosso tudo que foi dito a respeito de Dom Valdemir! Tão simples que às vezes esquecia que estava conversando com um Bispo e ficava tão à vontade que acabava falando demais e com muita espontaneidade; quando ele se referia a mim para outra pessoa dizia:” ela é ótima “! 🤣😉feliz a Diocese em que ele estiver! Um forte abraço Dom @domvaldemirvicente

2. Palavras verdadeiras, oriundas de um coração bom, o do Pe. Neto, na sua feliz assertiva, entre outras: “Dom Valdemir é o Bispo que toda Diocese gostaria de ter”. Dom Valdemir amigo, seja muito feliz, ao ser empossado por outro amigo, Dom Zanoni, arcebispo de Feira de Santana. As melhores bênçãos!