Em celebração com novos bispos, cardeal Paulo Cezar reforça o papel do pastor

O Arcebispo de Brasília (DF), cardeal Paulo Cezar Costa presidiu a missa de quarta-feira, 23 de agosto, do Encontro com bispos de recente nomeação. A celebração aconteceu na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da CNBB, em Brasília, onde os novos bispos participam de uma semana formativa até esta sexta-feira, 25 de agosto.

Dom Paulo Cezar Costa

Na homilia, dom Paulo Cezar destacou o ofício de Pastor que nasce do amor para com Deus. “O bispo foi ungido pelo Espírito para levar adiante, no meio do povo de Deus, a missão de Jesus, Bom Pastor. Ele deve ser expressão, no meio do seu povo, do amor do Bom Pastor”, destacou

O cardeal fez referência ainda a São João Crisóstomo que mostra que o amor do pastor para com Cristo se manifesta na forma como ele ama as ovelhas. Segundo o bispo, apascentar o rebanho do Senhor é a maior obra de caridade que o pastor pode fazer. “Se me amas, dirige teus irmãos, evidência agora essa ardente caridade que sempre testemunhaste. Dá pelas ovelhas esta vida que pretendias oferecer a mim… A vigilância pelas ovelhas é, sem dúvida, a melhor prova de caridade que se possa dar”, São João Crisóstomo.

Dom Paulo recordou o apóstolo Paulo presente  na segunda leitura que mostra como deve ser o amor do bispo para com o rebanho que lhes é confiado. “Caro irmão, ontem Paulo, hoje nós. Somos bispos, e  através do gesto da imposição das mãos, fomos constituído epíscopo. Este gesto, a Igreja o recebeu dos apóstolos. Através dele nos foi transmitido o Espírito recebido de Cristo. Assim, o ministério apostólico foi transmitido de geração em geração.”

Antes de encerrar a homilia, dom Paulo ressaltou que O Episcopado é um serviço e não uma honra. O bispo deve distinguir-se mais pelo serviço do que pelas honrarias recebidas”, disse

Leia aqui a íntegra da homilia do cardeal Paulo Cezar Costa