No dia 9 de fevereiro deste ano a Rede um Grito Pela Vida, Núcleo Fortaleza, em parceria com as pastorais sociais da Arquidiocese de Fortaleza, se reuniu no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja” para uma jornada de oração e reflexão sobre o grave problema do tráfico de pessoas. Com o tema “Embaixadores da Esperança: Juntos contra o Tráfico de Pessoas”, o encontro foi uma oportunidade para unir forças em prol de um objetivo comum: erradicar este flagelo que afeta milhões de vidas ao redor do mundo.
A data foi marcada também pela celebração de Santa Josefina Bakhita, a sudanesa que, após ser traficada, tornou-se símbolo da luta contra o tráfico de pessoas. Reconhecida como padroeira das vítimas deste crime, sua vida inspira a fé e o compromisso com a liberdade e dignidade humanas. Por sua intercessão, os participantes do evento elevaram preces ao Senhor, pedindo o fim desta violência e a proteção das pessoas em situação de vulnerabilidade.
A jornada foi uma ocasião de sensibilização, fortalecimento do compromisso pastoral e de ação concreta contra o tráfico de pessoas, destacando a necessidade de se promover a justiça, a dignidade e a solidariedade em todas as esferas da sociedade. Com a união de esforços, a Rede um Grito pela Vida reafirma seu compromisso em ser um instrumento de esperança e transformação, sendo também uma voz ativa na luta contra este mal.
A reflexão do evento reforçou a importância de todos se tornarem “embaixadores da esperança”, trabalhando incansavelmente para a construção de um mundo mais justo e seguro para todas as pessoas. A campanha continua e é fundamental que cada um de nós se sinta convocado a combater o tráfico de pessoas em suas diversas formas, trazendo à tona a conscientização sobre esse crime e a solidariedade com as vítimas.
Juntos, podemos mudar essa realidade e proporcionar um futuro melhor para aqueles que sofrem em silêncio. Que, através da oração e da ação, possamos tornar-nos, verdadeiramente, embaixadores da esperança.
Conheça a Rede um Grito pela Vida
A Rede “Um Grito pela Vida” é uma iniciativa intercongregacional, composta por diversos religiosas e religiosos de diversas Regionais e Congregações, que se unem em um espaço de articulação e ação profético-solidária dentro da Vida Religiosa Consagrada do Brasil. Criada em 2006, e como parte integrante da CRB Nacional, a Rede atua de maneira descentralizada, alinhada com organizações e iniciativas afins, em várias localidades, Estados e Municípios.
Com foco na luta contra o tráfico de pessoas, a Rede integra a Talitha Kum, uma rede internacional da Vida Religiosa Consagrada, voltada à prevenção e ao combate deste crime. As religiosas e religiosos que fazem parte da Rede atuam de forma ativa em mais de vinte núcleos, espalhados por todo o país, e se articulam com organizações eclesiais e civis para promover ações de prevenção, assistência, e intervenção política. Além disso, buscam sensibilizar e instruir a sociedade sobre como combater o tráfico de pessoas e a exploração de vítimas neste mercado criminoso.