Encontro das Coordenações de Pastorais das Regiões Episcopais fortalece ação pastoral na Arquidiocese

No dia 10 de agosto de 2024, das 08h às 12h, aconteceu o Encontro com as Coordenações de Pastorais das Regiões Episcopais no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”. Esse evento foi organizado em resposta a uma sugestão levantada durante a reunião do Secretariado de Pastoral e dos secretários e secretárias das Regiões Episcopais. O objetivo principal foi proporcionar uma manhã de partilha, aprendizado e planejamento conjunto, visando ao aprimoramento das ações pastorais na arquidiocese.

A condução da oração e da animação do encontro ficou a cargo dos secretários e secretárias das Regiões Episcopais, que inspiraram os presentes com reflexões e cânticos, fortalecendo a unidade e o espírito de comunhão entre todos.

Oração conduzida por Maciel Neto (à esquerda) e André Martins (à direita)

Representantes de todas as Regiões Episcopais marcaram presença, criando um ambiente propício para o intercâmbio de conhecimento e experiências. Durante o encontro, foram discutidos temas essenciais para o fortalecimento da atuação pastoral, como a importância das Regiões Episcopais na estrutura eclesial e o papel vital das Coordenações de Pastoral como facilitadoras das atividades pastorais.

Um dos pontos de destaque foi a reflexão sobre a diocesaneidade, que ajudou os participantes a entender mais profundamente a identidade da Igreja local. Foram também compartilhadas experiências do Encontro com Coordenadores de Pastoral das Dioceses Brasileiras, com debates sobre a aplicação das melhores práticas no contexto local.

Momento de partilha das Regiões Episcopais

Além disso, o encontro possibilitou a análise do Plano de Pastoral do Regional Nordeste 1, destacando as diretrizes que guiarão as ações pastorais nos próximos anos. Discutiu-se também a importância da Romaria Arquidiocesana a Canindé, evento que une as comunidades em fé e devoção.

Outros temas abordados incluíram o Planejamento Pastoral e Evangelizador, com ênfase em uma abordagem estruturada e visionária para as atividades, o papel do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas (CAL) na vida eclesial, e o Método “Conversa no Espírito”, uma ferramenta de discernimento comunitário para uma ação pastoral mais alinhada com o chamado do Espírito Santo.

O encontro foi considerado um sucesso, reafirmando o compromisso das Regiões Episcopais com o fortalecimento da ação pastoral na Arquidiocese.

Fonte/ Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.