Aconteceu na manhã do sábado, 22 de fevereiro, o primeiro encontro do Conselho Pastoral da Região Assunção, que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja no Parque Rio Branco, o momento contou com a presença de João Augusto Stascxak Secretário Executivo de Pastoral.
“O conselho pastoral é um espaço de articulação e unidade, por isso a importância e a participação de todos o clero e leigos que assumem a missão de conduzir nossas paróquias, e as diversas expressões (Pilares, pastorais, grupos, movimentos e serviços), para fortalecer nossa região e as atividades missionária de nossa igreja. Possamos começar esse ano cheios de esperança e exercendo nossas atividades como amor. Estou à disposição de cada um de vocês e de cada uma das paróquias para que possamos caminhar juntos”, diz Pe. Aderlane Carneiro, Vigário Episcopal.
Foi com grande alegria e entusiasmo que os conselheiros acolheram os novos frades que passam a integrar a Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada no Pirambu. Dentre os novos membros, destacamos o Frei Antonio Fernandes Garcia, OFMCap, nomeado Vigário Paroquial.
Acolhemos também Pe. Carlos André Pereira da Silva novo Administrador Paroquial da Paróquia de Santo Antônio da Granja Portugal.
João Augusto Stascxak (Secretário Executivo de Pastoral), falou sobre a Campanha da Fraternidade 2025, que tem como tema: Fraternidade e Ecologia Integral e o lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
A Ecologia é a questão mais tratada pelas CF’s ao longo destes 61 anos de existência. Foram 8 as CF’s que de alguma forma abordaram essa temática.
“A Campanha da Fraternidade deste Ano nos envolve em um todo pois o Planeta Terra está Gritando por Socorro. O Tema e o lema nos chamam a refletir sobre nossa Casa Comum, envolve à todos para essa responsabilidade que é nossa. A conscientização depende do esforço da busca integral para melhorar nosso meio Ambiente. O Objetivo é Conscientizar a População quanto a preservação do meio ambiente, da criação, do nosso bem comum”, pontua, Aurilene Batista, Assessora do Pilar da Caridade e Equipe Arquidiocesana das Campanhas.
A assembleia foi também momento de renovação dos assessores eclesiásticos que acompanham as expressões eclesiais (Pilares, pastorais, grupos, movimentos e serviços).
Texto: Aristeu Crisóstomo / Correspondente Pascom Arqfor para a Região Assunção