Episcopo net

padre-Brendan200Os leitores podem perguntar o que é Episcopo Net? É uma plataforma de comunicação para os bispos da Igreja na América Latina. Sua finalidade é “promover o exercício da colegialidade episcopal, a comunhão e a comunicação entre as Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe” (Estatuto CELAM, Art. 4). Mais especificamente podemos dizer que é uma plataforma de comunicação digital desenhada especialmente para os Bispos e as Conferências da América Latina e do Caribe.

Em 1987 foi criado a Rede Informática da Igreja na América Latina –RIIAL e, a partir dela, a plataforma EPISCOPO.NET, com a finalidade de favorecer a comunicação entre os Bispos e entre o CELAM e os departamentos espalhados pelo continente. Destina-se a Bispos, Dioceses, Conferências Episcopais, regiões do CELAM e seus departamentos, Discatérios e Pontifícios Conselhos. Os serviços oferecidos são os seguintes: a) Salas virtuais de videoconferências para 22 conexões simultâneas; b) Auditório virtual para 500 conexões; c) Contas de e-mail com certificado de segurança e criptografia; d) Portal integrado na www.episcopo.net; e e) Conteúdos para Bispos: cursos, relatórios, redes que interagem na Igreja.

Episcopo.Net tem várias vantagens entre as quais podemos citar: a) É fácil usar; b) Há facilidade de acesso; c) Há tecnologia adaptada à América Latina e Caribe; d) Há serviço de capacitação e suporte desenhado para a Igreja; e) Há um ambiente seguro e estável; e f) Há economia de tempo e de recursos. Houve várias experiências no Epíscopo.Net, Como por exemplo: (i) CELAM 2012: lançamento do Observatório da Nova Evangelização, conectando Roma a Bogotá e a toda América Latina; (ii) Conferência Episcopal da Bolívia 2012: abertura da 50ª. Assembleia Plenária, conectando Santa Cruz a Cochabamba; (iii) RIIAL 2012: Encontro Continental Virtual, conectando todas as Conferências da América Latina e Caribe; (iv) URUGUAI 2013: Cursos semanais na Diocese de Canelones.

Uma Conferência Episcopal, Diocese ou Bispo da América Latina ou do Caribe pode solicitar a conta de acesso em www.episcopo.net (ao lado direito da tela, clique o botão “solicitar uma conta”). Depois o CELAM solicitará uma identificação para criar e validar o cumprimento dos requisitos para a inscrição. Contato aqui no Brasil pode ser feito através do Pe. Clovis Andrade [email protected] e suporte e dúvidas [email protected].  (Fonte: Brochura do Episcopo Net)

Pe. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista e assessor da CNBB