O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida deu início à votação para o Prêmio Betinho 2012 que este ano tem como indicada Cristina França de Deus Silva, ex-agente da Cáritas arquidiocesana de Fortaleza (CE). A indicação partiu do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) que é integrante do Comitê.
O Prêmio Betinho de atitude cidadã desde 2008 reconhece e valoriza o trabalho desenvolvido por pessoas que de diversas formas tem colaborado pela melhoria da vida de alguns grupos. Cristina França foi uma dessas indicadas pelo reconhecimento do trabalho que vem desenvolvendo junto às organizações de catadores de resíduos sólidos no Ceará como fortalecimento e construção da cidadania.
A Cáritas Regional Ceará convoca todas as dioceses para participar e divulgar entre seus contatos essa iniciativa que muito colabora para a valorização dos trabalhos desenvolvidos e reconhecimento de agentes e ex-agente que colaboram de forma social na construção de um mundo menos desigual e mais justo.
Sobre Cristina França de Deus Silva
Com mais de 30 anos de atuação em diversas áreas, Cristina França fez diferença por onde passou. Enquanto esteve como coordenadora da Cáritas Arquidiocesana de Fortaleza assumiu vários projetos de habitação que assentou diversas famílias em áreas de risco de Fortaleza, além disso, participou do grupo de formação Quilombo dos Palmares, trabalhou com grupos de economia solidária, desenvolveu ações com grupos de agricultores, dentre as várias experiências realizadas.
Atualmente coordena o Fórum Lixo e Cidadania no estado do Ceará que procura a melhoria da renda familiar de catadores de material reciclável.
Fonte: CNBB