Ex-presidentes da CNBB enaltecem o legado do cardeal Geraldo Majella Agnelo

O arcebispo de São Salvador da Bahia, primaz do Brasil, cardeal Sergio da Rocha gravou um vídeo no qual expressou o seu pesar sobre a notícia do falecimento do arcebispo emérito da diocese primacial do Brasil, cardeal Geraldo Majella Agnelo, no último sábado, 26 de agosto. “Unidos a Igreja toda louvamos a Deus. Nos anos em que ele esteve a serviço da CNBB, na presidência da Conferência episcopal”, disse.

O cardeal Sergio destacou também o trabalho de dom Geraldo Majella prestado ao Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), à Congregação para o Culto Divino dos Sacramentos, na Santa Sé, e seu trabalho na criação da Pastoral da Criança.

“Nós damos graças a Deus pelo jeito simples, fraterno, bondoso e dedicado de nosso querido dom Geraldo. Nós agradecemos muito a ele os anos em que serviu a nossa arquidiocese como arcebispo, sempre procurando favorecer a participação de todos na vida da Igreja, na Evangelização em suas várias expressões, especialmente através do diálogo, da valorização dos vários conselhos, da reestruturação da cúria diocesana. Temos muitos motivos para bendizer a Deus pela vida de dom Geraldo”, disse.

O cardeal Sergio lembrou que, por ocasião de seu aniversário de ordenação, deu de presente a dom Geraldo uma imagem de Santa Dulce dos Pobres, santa da qual o cardeal presidiu a missa de beatificação em Salvador, em nome do próprio Papa. “Sabemos do amor grande que ele tinha à Santa Dulce dos Pobres”, disse.

Veja o vídeo:

Trajetória inspiradora

O arcebispo de Belo Horizonte e ex-presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, publicou mensagem na qual agradeceu, com reverência, a vida e a missão do cardeal dom Geraldo Majella Agnelo. “Dom Geraldo Majella Agnelo serviu com notável dedicação ao Povo de Deus, com a sua presença fraterna e evangelizadora”, escreveu.

Dom Walmor recordou que conheceu o cardeal Geraldo Majella de perto quando serviu como bispo auxiliar, por cinco anos, a arquidiocese de São Salvador (BA).  “A trajetória deste nosso irmão é exemplar e inspiração para todos nós, que também devemos, incansavelmente, continuar a proclamar a fé em Cristo Ressuscitado, servindo a todos. Uno-me em preces e amizade aos corações de familiares, amigos e de toda a nossa Igreja, iluminados por seu testemunho missionário”, ressaltou.