CONVITE: LANÇAMENTOS
A Faculdade Católica de Fortaleza – FCF convida a comunidade acadêmica e amigos a participarem dos lançamentos das obras dos Professores Mons. Manfredo Ramos* e Mons. João Olímpio*, intituladas: A Ideia de Estado na Doutrina Ético-Política de Santo Agostinho (Em estudo do Epsitolário comparado com o “De Civitate Dei”) e Caminhada Eclesial Jaguaribana (Respigando fases, passos, metas, textos e estruturas marcantes para a história em mutirão da diocese de Limoeiro do Norte – CE).
QUARTA-FEIRA, 14 de setembro / Das 9h30 às 12h
Faculdade Católica de Fortaleza – Auditório Central Aloísio Cardeal Lorscheider
Rua Tenente Benévolo, 201 – Centro.
Entrada Gratuita!
*Mons. Francisco Manfredo Thomaz Ramos e a Obra: Membro do Clero da Arquidiocese de Fortaleza, Doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana – PUG/Roma; Doutorado em Teologia pela PUG/Roma. Atualmente é pesquisador da Faculdade Católica de Fortaleza.
A Obra: Trata-se de uma grande e complexa pesquisa levada a efeito, após muitos anos de conhecimento de Santo Agostinho, com escrupulosa e caprichosa diligência, a par de uma interpretação penetrante e pessoal […], sempre com fidelidade ao amplo e complexo problema tratado.
[…] O aspecto particularmente rico e precioso da dissertação resulta das duas partes, bem distintas e internamente unidas e desenvolvidas: na primeira são apresentados os fundamentos teóricos não só provavelmente filosóficos, mas também teológicos, e na segunda é estudado com conseqüente desenvolvimento o aspecto mais específico da problemática ético-política acerca da idéia de Estado em Santo Agostinho (Fonte Texto: Salvino Biolo, SJ, Orientador da Tese, Diretor da PUG/Roma – Extraído da Obra).
*Mons. João Olímpio Castello Branco – Historiador e Membro do Clero da Diocese Limoeiro do Norte – CE: Conhece essa região por sua vida e seu trabalho de sacerdote. Assim qualificado ele nos dá o 1º volume do livro “Caminhada Eclesial Jaguaribana”. Amor pela Diocese, dom de historiador e trabalho incansável de mais de dez anos, conseguiram unir neste livro documentos que falam da história da nossa região.
É uma fonte muito rica que mostra como o evangelho de Jesus Cristo, partindo da cidade de Russas, chegou aos poucos à toda região.
A mesma abundância de documentos existentes são referentes aos 27 anos em que seu 1º Bispo Dom Aureliano Matos esteve conduzindo essa Diocese: as dificuldades iniciais, as visitas pastorais, as construções necessárias, o engajamento pelas vocações sacerdotais, as santas missões e festas celebradas.
Agradecemos ao Mons. João Olímpio Castello Branco pelo seu amor à Diocese e desejamos-lhe energias para conseguir concluir os dois outros volumes que nos prometeu. Conclui Dom José Haring, Ofm. (Fonte do Texto: Irleide Notícias, 3/9/2015.)
Marcos de Aquino
Criação e Comunicação
(85) 98860.7122