Faleceu na tarde de ontem, dia 27 de junho, Padre Hugo Eduardo Furtado, SJ. O sacerdote jesuíta tratava, há alguns anos, de um câncer no intestino. Ele foi velado na Paróquia de Cristo Rei e sepultado no Cemitério Parque da Paz.
Histórico:
Filho de Hermenegildo Furtado Filho e D. Maria Carlota Furtado, Pe. Hugo nasceu em Baturité-CE, no dia 23 de maio de 1930.
Foi batizado no mesmo dia pelo Pe. José Coelho da Rocha, na matriz de Baturité.
Estudos: Primeiras letras no Grupo Escolar Mons. Manuel Cândido dos Santos.
Primário no Ginásio Salesiano “Domingos Sávio”, de 1938-1942.
De 1943, entrou na Escola Apostólica de Baturité – Seminário Menor Sagrado Coração de Jesus; em 1° de fevereiro de 1947, entrou no Noviciado da Companhia de Jesus. Concluído o Noviciado e Juniorado, foi cursar Filosofia, no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo-RS.
Depois dos três anos de Filosofia, iniciada em 1954, durante os anos de 1954-1956, fez o Magistério na Escola Apostólica de Baturité.
O curso teológico foi de 1957-1960, em São Leopoldo, no Colégio Cristo Rei.
Foi ordenado padre em 22 de junho de 1960, na matriz de Nossa Senhora da Palma, em Baturité, por Dom Antônio de Almeida Lustosa, SDB, então arcebispo de Fortaleza.
Sua primeira missa solene na Escola Apostólica, na Igreja Sagrado Coração de Jesus.
Fatores que influenciaram sua vocação religiosa: a profunda religiosidade cristã da família e a presença dos santos sacerdotes jesuítas.
Atividades pastorais e outras.
Depois da ordenação, em 1961, fez um ano de formação, chamada aprovação. Em 1962, foi nomeado vice diretor e professor na Escola Apostólica. Em 1963-1965, trabalhou como professor no Colégio Santo Inácio, em Fortaleza. Em 1966, voltou a Baturité, para trabalhar nas pastorais. Foi nomeado Vigário Cooperador da Paróquia de Cristo Rei, em Fortaleza.
Em novembro do ano seguinte, foi transferido como superior da Comunidade, na Escola Apostólica de Baturité até 1980. Neste período, passou seu tempo como superior da Comunidade dos Jesuítas e outro como Vigário Cooperador de Baturité. Após a Semana Santa de 80, foi nomeado Diretor Espiritual do Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Demorou aí dois anos. Em março de 1982, voltou ao Brasil, e do trabalhar na Universidade Católica de Pernambuco, no departamento de Pastoral Universitária. No final do ano, foi transferido para a paróquia de Amontada, Diocese de Itapipoca-CE. Em agosto de 1983, veio para a Paróquia de Cristo Rei, como pároco. Em 1986, veio para a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mondubim – Fortaleza. Em fevereiro de 1994, foi para a Diocese de Manaus, para Diretor Espiritual do Seminário Arquidiocesano. Em janeiro de 1997, foi transferido para a paróquia do Mondubim/CE; já em julho de 97, foi nomeado vice diretor do Colégio Santo Inácio, Fortaleza e superior dos jesuítas que trabalham no Colégio. Em agosto do ano 2000, foi transferido, como Vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Esperança, Arquidiocese de Natal-RN. De lá, em fevereiro de 2002, foi transferido para Baturité/CE, como superior da comunidade de Jesuítas.
Durante 56 anos de Ministério Sacerdotal Padre Hugo, além dos trabalhos manuais nas Paróquias, ressalta o Ministério da Reconciliação, de Orientação Espiritual, de Missões populares e orientação de exercícios espirituais de Santo Inácio.
Atualmente, o religioso residia na comunidade São Luís Gonzaga na Rua Gonçalves Lêdo, 830 – Aldeota, Fortaleza/CE. Era diretor espiritual das Equipes de Nossa Senhora e do Cursilho.
Seu pensamento pessoal:
“Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”.
O senhor arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, que se encontra em viagem, enviou uma mensagem “Rezamos pelo Padre Hugo, um grande sacerdote e, confiantes, dizemos: ‘Servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor’”.