Falecimento de Dom Vicente Zico

Faleceu no dia 4, aos 88 anos, Dom Vicente Joaquim Zico, arcebispo emérito de Belém, PA. Segundo a nota da CNBB, que está, também, na página da Arquidiocese de Fortaleza, hoje, 6, quarta-feira, haverá celebração das exéquias, às 15h, e em seguida, o sepultamento na Catedral.

Dom Vicente Zico tem uma importância bem grande para a Arquidiocese de Fortaleza, pois aqui passou durante quase doze anos como formador dos seminaristas, no Seminário da Prainha. Chegou em agosto de 1952 e assumiu a função de Prefeito de Disciplina do Seminário Menor com cerca de 150 seminaristas, função em que ficou até o final de 1955. De 1956 a 1959, foi o Diretor Espiritual do Seminário Menor e de 1960 a dezembro de 1962, exerceu o cargo de Reitor do Seminário da Prainha, Menor e Maior. Além desses cargos, foi também professor, sobretudo, de Latim, no seminário Menor, e de Liturgia nos cursos de Filosofia e Teologia. Em 1963, um ano antes da saída dos padres lazaristas da direção do Seminário da Prainha, Dom Vicente foi transferido para o Seminário São Vicente de Paulo, em Petrópolis, RJ, para o cargo de Reitor.

Segundo Mons. João Jorge, Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza, que está indo a Belém para participar das exéquias, Dom Vicente faleceu, a seu pedido, não no Hospital onde estava em tratamento, mas em casa, ou seja, na residência episcopal. Faleceu lúcido e suas últimas palavras foram: “Não tenho receio de partir para a eternidade. Amei Nosso Senhor de todo o coração”.

O Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de Fortaleza une-se aos queridos padres e irmãos da Congregação da Missão e aos católicos da Arquidiocese de Belém agradecendo a Deus a vida de Dom Vicente e pedindo-Lhe que o acolha em sua glória, que não tem fim.

Miguel Brandão, secretário executivo