A festa de N. Sra. das Graças, Padroeira do município de Pindoretama, Região Metropolitana de Fortaleza, foi declarada por lei Patrimônio Cultural Imaterial do município e colocada no seu calendário de eventos oficiais. A assinatura simbólica da lei municipal aconteceu no último dia 27, durante a abertura dos festejos.
O evento acontece do dia 15 a 27 de novembro. A programação vai de 4h30 às 23h, com caminhadas, adoração, recitação do terço, missas e show católicos e culturais, que neste ano já recebeu Cosme, no dia 15, e vai contar, ainda, com Missionário Shalom, no dia 20 e Naldo José, no dia 27, além de uma feirinha de artesanato, festival de música católico, e barracas de comidas típicas.
- Feriado Municipal
Também foi declarado feriado municipal o dia 27 de novembro, para culto público e oficial a Nossa Senhora das Graças. “O feriado do dia 27 reconhece outra tradição do município, que já decretava ponto facultativo o dia 27 de novembro há muito tempo”, afirma o prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo.
De acordo com o gestor, a lei municipal que trata da Festa da Padroeira apenas reconhece a grande importância que tem o evento para o povo de Pindoretama, formado em sua maioria por católicos.
Para o vigário paroquial, Pe. Alexandre Andrade, a Festa da Padroeira é mais do que um evento religioso. “Arraigado na cultura e na tradição do povo de Pindoretama, essa festa é um verdadeiro retiro espiritual, mas também é dedicada à promoção e resgate cultural da cidade, sendo uma das maiores manifestações religiosas da região há mais de setenta anos”, explica o sacerdote.
Por: Pascom Pindoretama
FOTOS