Filme sobre a vida da beata Irmã Dulce já está em cartaz nas salas de cinema

dulce300O filme “Irmã Dulce” estreou nesta quinta-feira, 13 de novembro nas regiões Nordeste e Norte do país. É o primeiro longa-metragem que conta a história da religiosa baiana irmã Dulce, beatificada em 2011, pelo papa Bento XVI. O filme conta de forma cronológica momentos da vida de irmã Dulce, como os mostrados nas décadas de 20, 40, 60 e 80, relatando de forma comovente e sensível a trajetória da freira conhecida como ‘Mãe dos pobres’ e ‘Anjo Bom da Bahia’.

A atriz Regina Braga, que interpreta a irmã Dulce numa fase mais adulta do filme, esteve na pré-estreia de Fortaleza e explica o privilégio de ser convidada para viver irmã Dulce no cinema. “Ter sido convidada para esse papel foi um privilégio pra mim. Eu conhecia muito pouco e a medida que fui chegando perto dela eu fui me dando conta da importância desse personagem e sentindo a força da responsabilidade e da vontade de contar bem essa história”, destaca.

Regina Braga ainda enfatiza que o filme não é apenas para católicos. Segundo ela “Irma Dulce é uma freira pop, fascinante, espirituosa, libertaria, alguém que passou acima de qualquer preconceito e religião. Irmã Dulce detestava qualquer forma de preconceito”.

A pré-estreia do filme no dia 12 de novembro, no UCI Iguatemi, em Fortaleza reuniu além da imprensa, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, Dom José Luiz Gomes Vasconcelos, diversos padres, congregações religiosas, leigos, seminaristas, pastorais, movimentos e secretariado de pastoral da Arquidiocese de Fortaleza entre outros convidados.

Ana Kátia Feitosa, que faz parte do Movimento Irmã Dulce no Ceará, que divulga as obras da freira e trabalha em prol da canonização da beata, aprovou o filme. Segundo ela o longa mostrou as virtudes cristãs pregadas pela religiosa. “o filme deu sim para passar a mensagem da irmã Dulce, que promoveu a paz. Acredito que o mundo seria muito melhor se estivem mais irmãs Dulces”, frisou.

O longa-metragem mostra momentos como quando ela levou pessoas pobres e enfermas para ser cuidadas no galinheiro do convento, a participação dela e de outras freiras no resgate das vítimas de um acidente em frente ao convento, além do encontro de Irmã Dulce com o Papa João Paulo II, quando ele visitou a capital baiana na década de 1980.

A direção do filme é de Vicente Amorim, roteiro de Anna Muylaert e L.G. Bayão, além da produção assinada por Iafa Britz. Segundo Iafa, as pesquisas para o filme tiveram inicio há uns quatro anos. “Uma pessoa começou a falar muito da vida de irmã Dulce para mim, sobre as obras sociais e a gente foi se encantando com a vida dela, eu vim pra Bahia, conheci Maria Rita, as obras sociais e fomos  vendo o quanto a vida dela era importante e que dava um bom filme”, explicou. De acordo com a produção, foi um filme muito carinhoso de produzir, foi feito com muito carinho, amor e dedicação!

O filme foi todo feito em Salvador, cidade em que a irmã Dulce nasceu no dia 26 de maio de 1914. A freira baiana morreu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos.

Confira o trailer do filme no link: https://www.youtube.com/watch?v=wi-mg_m5P24

Atores:

Bianca Comparato (Imã Dulce – durante a juventude), Regina Braga (Irmã Dulce – a partir dos 45 anos de idade), Glória Pires (Mãe de Dulce), Malu Valle (Madre Fausta), Zezé Polessa (Mãe Menininha), Fábio Lago (Neco), Amaurih Oliveira (João), Caco Monteiro (Prefeito).

E mais:

Mãe Menininha – Maria Salvadora

Tia madaleninha – Aicha Marques

Dinael – Agnaldo Lopes

Dom Eugenio Salles – Luiz Carlos Vasconcelos

Madre Provincial – Irene Ravache

Dr. Augusto – Gracindo Júnior

Repórter – Renato Prieto

Por Rodrigo Neto, jornalista da Pastoral da Comunicação

Confira as fotos da pré-estreia do filme no dia 12 de novembro 2014 por Janayna Gomes – Setor de Comunicação da Arquidiocese