Abrindo as comemorações do mês mariano, Nossa Senhora Aparecida foi acolhida com grande festa em Canindé por todas as Paróquias e no Santuário.
“Nossa Senhora, o Canindé te ama!” Esse foi o brado de tantos devotos da padroeira do Brasil ao acolhê-la na cidade que respira diariamente o carisma franciscano.
“No mês de maio o Canindé é mariano” e neste ano a abertura do mês foi ainda mais festiva com a visita peregrina da Mãe Aparecida.
Era ainda manhã do dia 30, sábado, quando a imagem chegou ao território canindeense. Sua primeira parada foi na Área Pastoral Santo Antônio, no distrito de Caiçara, onde a manhã foi festiva, com celebrações e visita da população à imagem peregrina. A tarde a imagem foi conduzida para a sede do município, desta vez para a Paróquia de São José, no bairro Bela Vista. A comunidade paroquial, juntamente com seu pároco, Padre Roberto Reinaldo, e o vigário, Padre Roney, prepararamm calorosa recepção à Mãe Aparecida. Os fieis foram convidados a vivenciarem fortes momentos de oração e reflexão, bem como a Eucaristia.
O domingo, 1º de maio, começou com eucaristia na Paróquia de São José, ao que se seguiu uma grande caminhada onde os fieis, animados pela juventude paroquial conduziram a imagem peregrina ao Santuário de São Francisco das Chagas.
Mãe Aparecida no Santuário da Misericórdia.
Desde muito cedo a programação para acolhida da imagem peregrina na Paróquia-Santuário de São Francisco das Chagas, onde se encontra a segunda Porta Santa de nossa Arquidiocese, era esperada. A Comissão de Juventude daquela paróquia animou o povo com muitos louvores e oração à Mãe de Deus.
Aproximava-se das 8h, quando o cortejo que conduzia a imagem à casa de Francisco foi acolhido com grande alegria e emoção por parte da multidão que lotou a quadra da gruta para a solene eucaristia que se seguiu.
No momento da acolhida Frei Marconi Lins, ofm, Pároco e Reitor do Santuário, fez questão de enfatizar a alegria de todo o povo, em especial da juventude, em receber e a visita da Mãe. Durante todo o dia a comissão promoveu vários momentos especiais, como o terço com os movimentos marianos e o encontro com os crismandos de toda a paróquia.
Reflexão e alegria na abertura dos festejos
Após o encontro com os crismandos, a juventude conduziu, juntamente com os demais fieis, a imagem de Nossa Senhora Aparecida à Igreja de Nossa Senhora das Dores, o reduto mariano de Canindé, onde a noitefoi solenemente iniciada a grande festividade do mês mariano do Santuário.
Durante a caminhada foram refletidos temas ligados a juventude, dentre eles a corrupção, família, a falta de perspectiva na vida, o apoio ao jovem e a cultura. Em seguida, a imagem foi acolhida com grande emoção pelos fieis que lotavam a igreja onde se celebrou a Santa Missa.
Nos dias 2 e 3 de maio, a visita à cidade continua, contemplando a clausura das clarissas, escolas, hospital, presídio e comunidades. No final da tarde do dia 03, a imagem será enviada para a Região Nossa Senhora da Palma (Serra), à Paróquia de Aratuba.
Herlon Macedo, Secretário do SEJAF