Série chama atenção para pessoas que ainda sobrevivem do Lixão

“Repórter arqfor” estreia com reportagem impactante sobre o Lixão de Pacatuba

A montanha de lixo contrasta com a beleza ao fundo da Serra da Pacatuba. Foto: Romário Pinheiro.

O primeiro episódio da série apresenta histórias como a de José Roberto Gonçalves de Oliveira, Luane Nascimento da Silva, Aurineide Santos Barros, Bruna Maria de Oliveira e Auxiliadora Silva, que compartilham seus dramas e lutas diárias para sobreviver em meio ao lixo. Auxiliadora, uma das personagens centrais da reportagem, desabafa: “Aqui nós estamos no escasso, estamos praticamente abandonados”.

Em um relato emocionante, ela revela a dura realidade de quem depende do lixão para sobreviver: “Eu levantei a mão para o céu e agradeci a Deus por pelo menos ter aberto essa portinha, porque se não fosse isso, acho que nem viva eu estaria mais”. A fala de Auxiliadora ecoa o sentimento de abandono e a necessidade de compaixão: “Olhem para gente, tenham compaixão de nós”.

A série Repórter arqfor vai contar os dramas de quem tem de viver do Lixo. Foto: Gabriel Ramos.

A reportagem também expõe as condições precárias de saúde e trabalho enfrentadas por essas pessoas. Auxiliadora relata: “Eu trabalho à força, não aguento trabalhar muito aqui, só consegui o dinheiro do aluguel, mas não tenho para comprar o café. Estou doente e só estou aqui hoje para conseguir um dinheiro para comprar o café”.

Seu Roberto se emociona ao contar que criou os seis filhos a partir de seu trabalho no Lixão. Foto: Gabriel Ramos.

Vale lembrar que os lixões a céu aberto são proibidos por lei desde 2014, mas a realidade de Pacatuba mostra que a prática ainda persiste. Ao ser questionado sobre o problema, o secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Pacatuba, Gilvan Sales, afirmou: “Pegamos várias situações de abandono e sim, já estamos vendo em conjunto com a secretaria de infraestrutura e a prefeita uma solução para o problema do lixão”. Uma comitiva da Prefeitura já visitou o local para avaliar possíveis ações.

Foto: Romário Pinheiro.

A série Repórter arqfor é uma produção da Arquidiocese de Fortaleza, realizada através da Sercom – Serviço de Comunicação, com captação de imagens de Gabriel Ramos e Romário Pinheiro. Ambos compartilharam suas experiências durante as gravações.

Gabriel Ramos destacou o impacto emocional da visita ao lixão: “A experiência no Lixão da Pacatuba foi profundamente impactante. Se eu pudesse resumir em uma palavra, seria ‘desconstrução’. Ali, fui desconstruído, e a partilha dos irmãos que lá trabalham construiu em mim uma nova visão sobre a vida, meus limites e, principalmente, sobre a fé!”.

A Esperança não morre no coração destes homens e mulheres invisíveis da sociedade. Foto: Romário Pinheiro.

Já Romário Pinheiro refletiu sobre a transformação pessoal que o trabalho provocou: “Escutar aquelas histórias, gravar aquelas cenas me fez refletir muito sobre a vida e das vezes que eu não valorizei as pequenas coisas e gestos. Saber da dor, do escasso daqueles homens e mulheres me gerou uma lágrima não só do corpo, mas da alma. Fiquei reflexivo durante dias, lembrando de cada um, das suas histórias… É Jesus que sofre, que sente dor neles, na condição deles… Como Cristão não podemos ser inertes, é urgente abraçá-los. Foi uma experiência que me transformou”.

A estreia da série Repórter arqfor promove um convite à reflexão e à ação, mostrando que, por trás de cada história de abandono, há rostos, nomes e sonhos que clamam por dignidade. Não perca a estreia, dia 16 de fevereiro, às 21h, no YouTube da Arquidiocese de Fortaleza.

Serviço:
Estreia da série Repórter arqfor
Data: 16 de fevereiro
Horário: 21h
Onde: YouTube da Arquidiocese de Fortaleza
Produção: Sercom – Serviço de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza
Imagens: Gabriel Ramos e Romário Pinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais