Fortaleza sedia encontro de preparação à Jornada Mundial da Juventude 2016 com jovens do Norte e Nordeste

Por Caminho Neocatecumenal no Brasil.

Caminho-Neocatecumenal-no-BNo domingo, 12 de junho, a cidade de Fortaleza (CE) sediou um Encontro Vocacional que reuniu, no Ginásio Paulo Sarasate, cerca de 3000 jovens do Caminho Neocatecumenal vindos de vários estados do Norte e Nordeste.  O evento faz parte das atividades em preparação para a próxima Jornada Mundial da Juventude que acontece na Polônia em 2016. O Arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, presidiu o Encontro, que contou ainda com a presença de bispos e padres da região e seminaristas do Seminário Missionário Arquidiocesano «Redemptoris Mater» de Belém do Pará. O Encontro foi levado à frente pela da Equipe Responsável pelo Caminho Neocatecumenal no Brasil.

Todos se reuniram logo cedo no ginásio para rezar as Laudes (oração matutina da Igreja) que foi presidida por Dom Ângelo Pignoli, Bispo da Diocese de Quixadá (CE). Às 14 horas começou o Encontro Vocacional com a apresentação de todos os presentes, inclusive dos jovens e suas respectivas cidades. Em seguida, teve início a Celebração da Palavra, onde o Pe. José Folqué (da Equipe Responsável pelo Caminho no Brasil junto com Raul Viana e Pilar de la Plaza) exortou os jovens com o anúncio do «Kerigma» baseado na 2ª Carta de São Paulo aos Coríntios. A partir da leitura, convidou todos à conversão e reconciliação com Deus e a aproveitar o tempo favorável de misericórdia.

foto400Após a catequese e a leitura do trecho do Evangelho de São Mateus que narra a ressurreição de Cristo, Dom José Antônio convidou os jovens a pensarem na vocação e a não terem medo do Chamado de Cristo: “Eu me recordo de uma palavra de Jesus no Evangelho de São João que marcou muito a minha vida no sentido da minha vocação para sacerdote. Jesus disse: ‘Aquele que me ama guardará minha palavra. Meu Pai o amará e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Aquele que me ama, Eu me manifestarei a ele’. Eu creio que nessas palavras está a experiência de toda vocação verdadeiramente cristã. Aí a pessoa descobre a sua específica e pessoal vocação porque Jesus fala no seu coração. Não há dúvida. Não somos nós que planejamos qual vocação vamos ter pelos cálculos que nós fazemos, mas é uma escuta de Deus. Ele diz qual é nossa maneira de amar e de gastar a vida por amor”, disse ele fazendo referência aos seus anos de experiência acompanhando pessoas vocacionadas ao sacerdócio e ao matrimônio.

Ao final do encontro foi feito o chamado vocacional para colher os frutos gerados pela pregação da Palavra e, em resposta ao chamado de Cristo, 45 rapazes se levantaram dispostos à vida sacerdotal e 40 moças para a vida religiosa em conventos de clausura.

O Caminho Neocatecumenal é um itinerário de iniciação cristã que está presente no estado do Ceará há 17 anos. Nas 33 comunidades, espalhadas por 15 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza e da Diocese de Sobral, são muitos os testemunhos de pessoas de várias idades e condições que redescobriram a fé cristã católica, o engajamento na Igreja, a reconstrução da família e que têm se colocado à serviço da Nova Evangelização para anunciar o Evangelho em regiões descristianizadas por todo o mundo.

No Brasil, existem 1800 comunidades neocatecumenais espalhadas por 450 paróquias, em 90 dioceses. A vida cristã vivida em pequenas comunidades nas paróquias tem produzido numerosos frutos para o bem de toda a Igreja, dentre eles os Seminários Missionários «Redemptoris Mater» para a formação de sacerdotes missionários, dispostos a partir em missão para qualquer parte do mundo. Atualmente, existem no Brasil quatro desses seminários nas Arquidioceses de São Paulo, Brasília, Belém do Pará e Rio de Janeiro.

Fotos.

Imagens Ricardo Rios.