Igreja do Patrocínio está fora de risco após incêndio, aponta laudo da Defesa Civil

A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio está fora de risco estrutural, conforme apontou o laudo da Defesa Civil de Fortaleza após a realização de uma visita técnica no dia 5 de julho de 2024. O laudo foi solicitado após um incêndio de grandes proporções que ocorreu nas proximidades da igreja em 28 de junho.

Igreja não sofreu dano estrutural

De acordo com a NOTIFICAÇÃO 422/2024, a análise in loco revelou que as fissuras observadas no muro ao redor da escada de acesso ao salão paroquial são resultado da ação do tempo, que afetou o reboco e, consequentemente, a pintura. O laudo detalha que essas fissuras estão relacionadas a problemas comuns como a má aplicação da argamassa do reboco, uso de materiais contaminados, ausência de zonas de dilatação, e influências de alterações climáticas intensas, especialmente durante o verão.

Importante destacar que não foram identificadas rachaduras, dilatações, infiltrações de água, vibrações ou trepidações no terreno, o que confirma a inexistência de risco de colapso da estrutura. Contudo, o laudo recomenda a remoção do reboco danificado ao longo de toda a extensão do muro e a aplicação de um novo reboco com aditivos impermeabilizantes, finalizado com uma pintura resistente às intempéries.

Os responsáveis pela Igreja do Patrocínio já se comprometeram a realizar as obras conforme indicado pelo laudo, garantindo a segurança e preservação do local.

Esta notícia traz um alívio para a comunidade local, que tem grande apreço pelo patrimônio histórico e religioso representado pela Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.