II assembleia nacional da Pastoral do Povo da Rua acontece nos dias 15 a 17 de maio em Aparecida, São Paulo

PPR4A Equipe da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Fortaleza participa da II Assembleia Nacional. O encontro reunirá representações das cidades onde a pastoral atua e irá refletir e  aprofundar  a ação pastoral com o tema “O Povo da rua nas fronteiras da cidade”. Teremos como iluminação bíblica o mistério da encarnação no reconhecimento que “não havia lugar para eles”. Assim como hoje, não há lugar para o povo da rua nas cidades. Durante a assembleia, haverá o lançamento nacional da Campanha “ Moradia para as pessoas que vivem nas rua” e a cartilha “Vida e Missão no Contexto Urbano”.

O Papa Francisco nos convoca, não somente a “sair para as periferias”  como a reconhecer a importância na incidência das políticas púbicas: “a política, tão denegrida, é uma alta vocação, é uma das formas mais preciosas da caridade, porque busca o bem comum”. Prática da pastoral também é o reconhecimento do protagonismo dessas pessoas, buscando a verdadeira promoção social como enfrentamento à situação de violações e abandono historicamente sofridas.

Por Fernanda Gonçalves de Souza, Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de Fortaleza