Irmã Margarida Maria Sales: 2 anos de saudade

Sub umbra alarum tuarum – “Sob a sombra das tuas asas”. O trecho do Salmo 17,8 escolhido por dom Antônio de Almeida Lustosa para ser o seu lema pastoral, como salesiano bispo, também reflete a vida e trajetória da nossa amada Irmã Margarida.

O salmo versa sobre um Deus de amor, que protege seus filhos assim como uma ave acolhe seus filhotes sob as asas. Seguindo os ensinamentos Dele e de dom Lustosa, Irmã Margarida viveu esse amor.

Ela amou e cuidou dos mais vulneráveis. Ela protegeu os mais frágeis. Ela ensinou até mesmo os mais céticos o que era o amor de Deus. Ela não viveu esse sentimento apenas em palavras, mas em atitudes.

Ordenada pela Congregação Josefina, Irmã Margarida aprendeu com Dom Lustosa a trilhar pelo caminho da justiça social. Cada obstáculo colocado era a confirmação de que estava no lado correto da estrada.

Amar os mais desfavorecidos, afinal, não era e não é ainda a luta mais fácil, mesmo para aqueles de coração generoso e corajoso como Irmã Margarida. Entretanto, é o lado mais humano da fé.

E a fé a movia. Fé em Deus, em dom Lustosa e no ser humano. Apesar dos testes, ela nunca perdeu a sua capacidade de acreditar. E foi acreditando que Irmã Margarida movimentou incontáveis pessoas.

A fé inabalável inspirou outros corações, que se unirem ao dela por uma causa que continua a crescer. No princípio, olhando de fora, construir o caminho para a canonização de dom Lustosa parecia impossível.

Atualmente, após incansáveis passos e ações na Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa, o processo do Servo de Deus já segue em análise em Roma.

A contribuição da Irmã Margarida nesse processo é incontestável. Ela esteve presente em cada etapa. Testemunha viva das obras de dom Lustosa, conduziu com sabedoria e humildade o grupo que se uniu em torno da Causa.

Sob a sombra de suas asas, muitas vidas também foram transformadas. Pequena na estatura, gigante na coragem. Voz serena, mas com longo alcance. Ela alcançou muitas almas, acolheu corações sofridos e mudou o final previsto para muitas histórias.

Sempre pensou diferente, muito além dos que os olhos enxergavam. O seu pensar andava junto com outro verbo: o amar.

Hoje, uma estrela brilha mais forte no céu. Irmã Margarida partiu, numa manhã de domingo, com a mesma simplicidade com a qual viveu, sem despedidas, sem nos preparar para a saudade.

Até nos seus últimos dias, ela viveu com a sua verdade e generosidade, sempre pensando no próximo.

A fragilidade do corpo não a impedia de seguir com a sua missão de seguir os ensinamentos de Jesus Cristo, de cuidar da causa de dom Lustosa e a de amar incondicionalmente os filhos que Deus colocou sob a guarda de seu coração.

Concluiu sua caminhada na Terra, deixou a saudade agridoce e um legado, de amor, luta e coragem.

Sob a sombra das tuas asas, várias sementes foram plantadas na terra e esperam pelo momento da colheita. Em vida inspirou corações para fazer o bem. Então que seja imortal a sua jornada, que a forma como escolheu viver seja perpetuada pelo nosso compromisso de zelar e colher os frutos da sua obra.

Irmã Margarida, presente!

Dra. Socorro Porto, Assistente Social, é membra da Comissão Arquidiocesana de Apoio à Causa de Beatificação e Canonização de Dom Antônio de Almeida Lustosa.