JMJ: jovens aguardam com expectativa as palavras do Papa

Nos “Dias nas Dioceses” de Portugal, 67 mil jovens de 126 nacionalidades procuraram “Cristo Vivo” no rosto de cada um dos companheiros de caminho. Acham que o Papa na JMJ vai falar da guerra, das alterações climáticas e da ecologia.

Rui Saraiva – Portugal

Os jovens aguardam com expectativa as palavras do Papa nesta Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Lisboa. Na semana anterior ao encontro na capital portuguesa, os jovens foram-se preparando nos “Dias nas Dioceses”.

Foram mais de 67 mil fazendo um percurso de animação espiritual e cultural em 17 dioceses portuguesas. Eram jovens de 126 nacionalidades que procuravam “Cristo Vivo” no rosto de cada um dos companheiros de caminho.

Do Porto, a diocese que mais jovens acolheu nestas pré-jornadas das dioceses, divulgamos aqui uma reportagem de Luísa Capucho, uma jovem estudante de comunicação social que colabora na produção de notícias no Comité Organizador Diocesano do Porto. Afinal o que esperam os jovens do Papa?

Testemunhos nos “Dias nas Dioceses”

 

A uma semana da Jornada Mundial da Juventude em Portugal, fomos para os Dias na Diocese do Porto, saber quais as expectativas dos jovens em relação à visita do Papa.

Olá! O meu nome é Xenia e venho da Indonésia, da capital, Jacarta. Têm sido dias incríveis. Nunca tinha estado no Porto. Ficámos num bairro tranquilo, muito acolhedor, já visitamos o Porto, Gaia e estou muito feliz.

Quais as expectativas que tens para a Jornada Mundial da Juventude?

Espero conhecer muitos jovens de todo mundo. Já conheci pessoas do Brasil, do Equador, das Filipinas e gostava de conhecer ainda mais.

E o que esperas ouvir do Papa?

Acho que o Papa vai falar da vida dos jovens, da GenZ e das redes sociais.

E estás a gostar de Portugal?

Sim, estou a gostar muito de Portugal!”

Julian e Ivone chegaram do México na 3ª feira, dia 25 de julho. Em Lisboa, esperam muita animação e uma mensagem clara sobre os assuntos que marcam a atualidade.

Bom, nós somos do México e por isso adorámos tudo o que seja festa. Portanto estamos à espera de festejar muito, fazer novos amigos, gritar, dançar, etc…

E que mensagem esperam ouvir do Papa?

Eu creio que ele vai falar sobre o amor e dizer que é a coisa mais importante do mundo. Precisamos de mostrar generosidade para com os outros e ser um exemplo para outras religiões e para os que se sentem afastados da Igreja.

Eu espero que o Papa possa falar sobre a posição da Igreja quanto à inclusão da comunidade LGBTQIA+ porque muitas destas pessoas ainda não perceberam bem este assunto. Sinto que ele precisa de reforçar a sua mensagem.

Em plena Avenida dos Aliados, os escoceses Mathew, Cristopher e Jasmine, da diocese de Aberdeen, revelam as suas expectativas.

Estamos à espera de nos divertirmos, de conhecermos pessoas com as mesmas crenças que nós e de aprofundarmos a nossa relação com Jesus. Claro que também estamos aqui para festejar e experienciarmos um pouco da cultura portuguesa.

E o que esperam ouvir do Papa?

Penso que ele vai falar da guerra, já que é um dos temas mais atuais na Europa, e acho que ele também vai falar de assuntos como as alterações climáticas, ecologia… Mas espero ser surpreendido.

Estão a gostar da vossa visita ao Porto?

Sim, estamos a adorar. O tempo aqui tem estado espetacular. Na Escócia nunca está assim… Está sempre frio, nublado ou a chover. E também adoro o entusiasmo das pessoas aqui. Os portugueses são mesmo prestáveis.

Já no Parque da Cidade, Baptiste e Victoire, de Paris, esperam que a mensagem do Papa seja uma bússola para a vida dos jovens.

Quais são as vossas expectativas para a Jornada Mundial da Juventude?

Espero receber uma mensagem de Deus. E estar em união com as pessoas, conhecer gente de diferentes países, mas com as mesmas crenças.

E o que esperam ouvir do Papa?

Um convite para partirmos à ação e uma visão para os próximos anos. Alguma orientação para as nossas vidas, como cristãos.

Lisboa recebe o Papa Francisco na XV Jornada Mundial da Juventude, de 1 a 6 de agosto.

Deverão estar em Lisboa cerca de um milhão de participantes na JMJ.

Laudetur Iesus Christus

Fonte: Vatican News

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais