Estão abertas, até o dia 31 de agosto, as inscrições para que congregações, movimentos e comunidades religiosas possam ter um espaço na Feira Vocacional da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. A Feira, que será montada ao lado de um dos mais conhecidos pontos turísticos cariocas – o Pão de Açúcar – vai abrigar 80 estandes individuais e 20 balcões para exposição conjunta.
Os organizadores explicam que a escolha dos inscritos obedecerá alguns critérios, como presença ativa no Brasil e em outros países e classificação da instituição dentro do Código de Direito Canônico. Os movimentos que não possuem reconhecimento pontifício ou diocesano também poderão se inscrever, mas só serão selecionados após a escolha das entidades canonicamente regularizadas.
Além dos estandes da Feira Vocacional, os arredores da praça General Tibúrcio, na Urca, abrigará também uma praça de alimentação, um palco e quatro tendas para celebrações de missas. “Essas tendas poderão ser usadas pelos padres que não tiverem tido a oportunidade de celebrar a eucaristia com seus grupos”, informou padre Arnaldo Rodrigues, um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral. Ele também explicou que os palcos serão destinados a shows católicos e pregações.
Ao centro da praça, o projeto da Feira Vocacional prevê uma tenda para adoração ao Santíssimo. Além disso, 20 confessionários estarão à disposição dos sacerdotes. A Feira Vocacional é uma iniciativa que, segundo padre Arnaldo, tem como objetivo “proporcionar ao jovem um encontro com o Senhor, talvez em uma vocação mais específica”. Para padre Leonardo Lopes, que é o responsável direto pela organização da Feira, esse “é um momento muito importante, porque é uma oportunidade especial para os jovens se perguntarem o que Deus espera da vida de cada um deles”.
As congregações, movimentos e comunidades religiosas que se interessarem em expor o seu carisma aos futuros visitantes, seja em um dos estandes, seja nos balcões de exposição conjunta, podem se inscrever através do e-mail [email protected] ou através da ficha de inscrição que está disponível no portal oficial da JMJ Rio2013.
Fonte: CNBB