Lançamento da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) na Arquidiocese de Fortaleza

No último dia 14 de julho, no Centro de Pastoral “Maria, Mãe da Igreja”, aconteceu o seminário de lançamento da 5ª. Semana Social Brasileira (SSB) na Arquidiocese de Fortaleza. O evento é realizado pela CNBB em parceria com os movimentos sociais do Brasil.

Fotos: https://plus.google.com/u/0/photos/111653531284661979329/albums/5766947601463236737 por Rosélia Follmann e Marta Maria Andrade.

Semana Social Brasileira

A realização das semanas sociais conta com o apoio de diversos atores e setores da sociedade desde o início dos anos 90. Ela aglutina essas forças além de partilhar suas experiências do “Bem Viver”. Esse ano a democratização do estado no Brasil, a partir das estruturas políticas, econômicas, sociais, culturais, será um dos pilares de reflexão da 5ª SSB. Mais do que discutir o Estado pretende-se discutir a sociedade promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável. A SSB é um evento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e é organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e a Paz.

Objetivos das Semanas Sociais

Mobilizar as comunidades eclesiais, os movimentos sociais, as pastorais, os organismos e as forças sociais para refletir sobre as estruturas sociais, políticas e econômicas do Estado Brasileiro e participar do processo de sua democratização, promovendo a participação dos pobres e excluídos na construção de um país justo, democrático, solidário e sustentável.

Entenda o processo

Em 2011 o plenário da 49ª Assembleia da CNBB, em Aparecida, São Paulo, os bispos do Brasil aprovaram por unanimidade a realização da 5ª Semana Social Brasileira (SSB). A partir desse momento a Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz – Comissão 8 (CNBB), deu continuidade ao processo de realização da mesma propondo um calendário para esse processo: Agosto 2011 – Lançamento durante a Seminário das Pastorais Sociais e Organismo, Brasília; Outubro 2011 – Lançamento para a imprensa, divulgação dos instrumentos teóricos e metodológicos; Abril 2012 – Debate com os bispos durante a 50ª. Assembleia Geral da CNBB; Abril/Setembro 2012 – Realização da Semana Social nas Dioceses e Regionais; Agosto 2012 Seminário Nacional, em Brasília; Maio 2012 – Evento de encerramento, em Brasília.