Vivo sem viver em mim, e de tal maneira espero, que morro porque não morro… Vivo no Senhor.”
Santa Teresa D’Ávila
Reverendíssimos padres, religiosos e diáconos,
Caríssimos diocesanos,
Graças a Cristo, a morte cristã assumiu uma nova conotação. “Para mim, a vida é Cristo, e morrer é lucro” (Fl 1,21). “Fiel é esta palavra: se com Ele morremos, com Ele viveremos” (2Tm 1,11). A novidade essencial da morte cristã está nisto: pelo Batismo, o cristão já está sacramentalmente “morto com Cristo”, para Viver de uma vida nova; e, se morrermos na graça de Cristo, a morte física consuma este “morrer com Cristo” e completa, assim, nossa incorporação a ele em seu ato redentor. A nossa caminhada neste mundo, tão fugaz como o crepitar de uma chama, é um constante configurar-se ao mistério da morte e ressurreição do Senhor que nos convida constantemente à bem-aventurança eterna.
Marcados pela tristeza, mas com o coração cheio de esperança, recebemos a notícia da Páscoa definitiva do Revmo. Pe. Antônio Martins Irineu, Reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima em São Benedito/CE. Padre Antônio, como era conhecido, foi um homem de oração e ação, um sacerdote zeloso e empreendedor, um verdadeiro Missionário da Misericórdia de Deus, ofício que havia recebido de Sua Santidade, o Papa Francisco. Atualmente, além de Reitor, exercia também a função de Exorcista Oficial da Diocese de Tianguá. Grande mentor e idealizador do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima, dedicou boa parte de seu ministério presbiteral ao desenvolvimento deste importante centro religioso de devoção mariana. Asseguramos neste momento de dor e provação a nossa comunhão de oração, confiantes na misericórdia de Deus e em sua fortaleza. Ele volta para a Casa do Pai deixando saudades em todos nós. Confiemos no Senhor e acalentemos a esperança de que um dia nos reencontraremos no festim da eternidade onde contemplaremos a Deus face a face.
“Requiescat in pace!” Que o bom Deus o acolha na luz de sua face e lhe conceda no dia da ressurreição a plenitude da vida.
Tianguá/CE, 10 de março de 2022.
† Francisco Edimilson Neves Ferreira
Bispo da Diocese de Tianguá
Fonte: Diocese de Tianguá
Foto: Facebook do Santuário de Fátima/São Benedito
Uma resposta
Padre Antônio Irineu era um ser de luz que nos edificava com delicadeza divina.
Sempre demonstrou nitidamente fiel paixão por Cristo e preocupação em nos salvar.
Que Deus tenha em Seus braços, esse servo incansável, que viverá eternamente em nossos corações.
E que Maria Santíssima, cuide, com todo carinho, esse nosso Padre muito amado!
Gratidão eterna, Padre Antônio Irineu, pelas tuas pregações que tanto me levaram a ter prazer em fazer o bem e me induziram à virtude.
Descanse em paz, querido Padre Antônio Irineu!