Missa dos Santos Óleos reúne clero e fiéis na Catedral Metropolitana de Fortaleza

Dom Gregório sopra o vaso com o óleo do Santo Crisma (Foto: Laércio Peixoto/Sercom)
Dom Gregório sopra o vaso com o óleo do Santo Crisma (Foto: Laércio Peixoto/Sercom)

Na manhã da Quinta-feira Santa, 17 de abril de 2025, foi celebrada na Catedral Metropolitana de Fortaleza a Missa dos Santos Óleos, presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, arcebispo metropolitano de Fortaleza. A celebração reuniu todo o clero arquidiocesano, além de seminaristas, religiosos(as) e fiéis das diversas paróquias e áreas pastorais, marcando de forma solene o início do Tríduo Pascal.

Conhecida também como Missa da Unidade, essa celebração é ocasião privilegiada para a bênção dos Óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos, bem como para a consagração do Santo Crisma, utilizados ao longo do ano nos sacramentos do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e nas ordenações.

Durante a homilia, Dom Gregório Paixão sublinhou a importância da missão sacerdotal como serviço e entrega ao povo de Deus, destacando o papel da Eucaristia como centro da vida ministerial. Um dos momentos mais significativos da celebração foi a renovação das promessas sacerdotais, quando os presbíteros reafirmaram publicamente seu compromisso de fidelidade ao ministério recebido.

A Missa dos Santos Óleos expressa de maneira profunda a comunhão entre o bispo, os presbíteros e toda a Igreja particular de Fortaleza, unida na celebração do mistério pascal de Cristo.

Esse momento solene reforça o chamado à unidade, ao serviço e à esperança, sustentados pela força dos sacramentos e pela graça do Espírito Santo que conduz a Igreja em sua missão evangelizadora.

Texto: Thiago Ribeiro/Sercom
Fotos: Laércio Peixoto/Sercom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua pesquisa

Os cookies nos ajudam a entregar nossos serviços. Ao usar nossos serviços, você aceita nosso uso de cookies. Descubra mais