Missionários partem da Arquidiocese de Fortaleza para o RS

Desde o mês de maio, um grupo de missionários de Expressões Eclesiais Arquidiocese de Fortaleza está no Rio Grande do Sul para prestar auxílio às comunidades mais afetadas pelas enchentes. Membros da Comunidade Católica Shalom, do Instituto Hesed e da Cruz da Vida dedicam-se a diversas atividades de assistência.

Os missionários, que incluem 2 integrantes da Cruz da Vida, 11 do Instituto Hesed e 40 da Comunidade Shalom, estão envolvidos em ações que vão desde a ajuda logística na distribuição de donativos até a limpeza das casas devastadas pelas enchentes. A missão tem abrangido diversas localidades, incluindo Canoas, Matias Velho, Igrejinha, São Leopoldo, Santo Afonso e Três Coroas.

Missionários da Cruz da Vida estão no RS.

As irmãs do Instituto Hesed têm sido uma presença constante nessas cidades, proporcionando assistência espiritual e ajudando na organização e entrega dos donativos. Enquanto isso, os missionários do Shalom, muitos dos quais estão instalados na Paróquia Sagrado Coração de Jesus em Estância Velha, estão fortemente engajados na limpeza das casas e na distribuição de doações. “Neste momento da tragédia, as pessoas estão voltando para as suas casas, então ajudamos a limpar as casas, um serviço muito pesado, e continuamos na distribuição das doações que chegam aqui ao Centro de Distribuição São José”, explicou Padre Adauto, consagrado da Comunidade Shalom.

Além disso, D. Thamires e Sr. Francisco, celibatários da Cruz da Vida, que receberam a bênção de envio de Dom Gregório Paixão, OSB, estão na cidade de Canoas, contribuindo para o esforço de restauração das famílias locais. “Este é um momento de restauração das famílias. Eles voltam para casa”, ressaltou um dos missionários.

A Arquidiocese de Fortaleza, desde os primeiros momentos das enchentes, tem se mostrado solidária aos gaúchos, inicialmente endossando a campanha de arrecadação do PIX do Regional Sul 3 da CNBB. Atualmente, a campanha “Ajude o RS” está em andamento, transformando todas as paróquias da arquidiocese em pontos de coleta de alimentos não perecíveis, água, lençóis novos, travesseiros, toalhas e agasalhos.

Essa mobilização demonstra um forte espírito de solidariedade e compromisso com a reconstrução e apoio às famílias gaúchas afetadas pelas enchentes, refletindo a missão de caridade e serviço da Igreja Católica.

Realização: Arquidiocese de Fortaleza e Cáritas Arquidiocesana.

Período: De 27 de maio a 27 de junho.

Doe: Água, alimentos não perecíveis, lençóis novos, toalhas, travesseiros e agasalhos.

Postos de Coleta: Paróquias da Arquidiocese de Fortaleza (https://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/arquidiocese/regioes/) e Shopping Iguatemi Bosque (Balcão de informações, em frente à loja Zara).

Mais informações: (85) 3388-8716 (Cáritas Arquidiocesana)