Não tenham medo

Como João XXIII que abriu as portas da Igreja ao mundo, o Papa Francisco abre as portas da Igreja à alegria e à humildade, dirigindo-se aos Jovens do mundo inteiro: “Não tenham medo”.

Saímos de pontificados que se caracterizavam pelo controle e disciplina da doutrina, que nos levava a receios de avançar na fé e na evangelização.

Esse papa trouxe a alegria de Jesus e da Igreja à toda humanidade e já começa usando como interlocutores desses sentimentos, os Jovens.

Trouxe-nos Francisco a esperança de vivermos uma fé cristã voltada para o lar espiritual.

Não ter medo, quer dizer confiar. Confiar em Jesus, confiar na Igreja e confiar em si.

Não ter medo, quer dizer, ter coragem de ser simples, como foi Jesus de Nazaré, ter coragem de ser humilde e não se importar com as críticas. Deu-nos o exemplo quando teve coragem de trocar o solidéu por um boné ou tomar chimarrão no meio da rua e tantos outros exemplos de amor e simplicidade que nos deu Francisco.

Não ter medo, quer dizer, ter coragem do diálogo, se apresentar como pastor que vai ao encontro das ovelhas. Abraçar um dependente químico, beijar um paralítico, falar a língua do povo, denunciar as injustiças e engravidar da miséria alheia.

Levar a Igreja as famílias, as associações, aos partidos políticos, as ruas. Disse o Papa Francisco: “é melhor uma Igreja acidentada porque foi à rua do que uma Igreja doente e asfixiada porque ficou dentro do templo”.

Obrigado Papa Francisco pelo legado de simplicidade, fé e de amor ao próximo, que o Senhor nos deixou, como colaboradores do seu pastoreio, nos comprometemos a imitá-lo no desenvolvimento de nosso ministério.

Por Diácono Francisco Fernandes de Almeida.

Respostas de 2

1. Esperamos que nossos pastores vivenciem isso, acolher mais o povo, e o Papa Francisco disse " PASTORES COM CHEIRO DE OVELHAS", que busquem mais humildade, mais pobreza tanto de espirito como no coração, e como dizia São Francisco de Assis: " MINHA IRMÃ POBREZA".