NE 1: Congresso Missionário Regional reúne forças missionárias de todo o estado

A Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, através do COMIRE promoveu durante os dias 18, 19 e 20 de agosto, em Fortaleza, o Congresso Missionário Regional. O encontro foi realizado no histórico, Seminário São José, casa onde passaram inúmeros sacerdotes cearenses no seu período formativo. Estiveram participando representações dos COMIDIS, IAM, JM, COMISE e CRB. Esse momento é promovido a cada três ou quatro anos, sempre em vista, do Congresso Missionário Nacional, que esse ano será realizado em Manaus.

O primeiro momento do Congresso foram realizadas as partilhas, cada grupo teve a oportunidade de apresentar suas experiências e expectativas para o encontro. Ir. Regina Pedro, diretora das POM, fala sobre esse momento:

Para Claudiano Santiago, da diocese de Limoeiro do Norte, “o  Congresso Missionário  proporcionou uma verdadeira experiência de fé, além de fortalecer cada vez mais a Espiritualidade Missionária de cada participante para que, reabastecidos, possam continuar animando as dioceses e paróquias, e assim fazer Jesus conhecido e amado; com corações ardentes e pés a caminho! Esses dias de encontro, de estudo e oração nos faz reforçar o convite e o apelo da igreja em saída.. Outro momento forte do nosso encontro foi a Celebração do Lucernário um espaço de oração que propiciou um encontro profundo com Deus através de momentos de silêncio, cantos, preces, marcados pela presença do espírito fraterno que é simbolizado através das luzes das velas”, falou o participante.

Trabalhos em grupo

Durante a tarde do dia 19/08 foi realizado os trabalhos em grupos, que teve por objetivo escutar as participantes de forma ampla sobre os temas relacionados a missão. Cada grupo trabalhou pontos do Texto Base do 5º Congresso Missionário Nacional, em seguida houve a apresentação na plenária, onde cada grupo pode destacar pontos importantes.

Lucenildo Lima, secretário da COMIRE e da COMIDI da diocese de Crato, reflete que “nos momentos de grupos estudamos várias perguntas, falando sobre: onde estão os confins da terra neste mundo globalizado? Qual mundo é esse? As palavras mais fortes: ir as periferias, ir aos confins, as fronteiras, sobre a espiritualidade. Pensar em espiritualidade sim, espiritualismo não.”

Confira a notícia na íntegra (aqui).