No 8º Encontro Nacional da Pascom Brasil é lançado o 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação em Manaus

O 8º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom Brasil), que de 12 a 14 de julho reuniu em Aparecida (SP), cerca de 900 pasconeiros e pasconeiras de todo o país, foi encerrado neste domingo. A celebração eucarística deu início aos trabalhos do último dia, uma celebração presidida pelo bispo de Campo Limpo e presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Valdir José de Castro.

No final da celebração, Marcus Tullius, coordenador da Pascom Brasil, passou seu cargo para Janaina Gonçalves, que até o momento era vice coordenadora. Os participantes refletiram sobre o tema “Artesão da comunhão: a comunicação eclesial num ambiente polarizado”, com a assessoria da irmã Joana Puntel.

Segundo a religiosa paulina, “a comunhão que partilhamos encontra as suas raízes mais profundas no amor da Trindade”. A religiosa ressaltou que “comunhão é o encontro e a interação entre as mulheres e os homens que formam o povo de Deus”, fazendo um chamado para que o agente pastoral da comunicação busque viver em comunhão.

A religiosa enfatizou que a polarização religiosa coloca em jogo uma ruptura do modelo eclesiológico. Ela advertiu contra os fundamentalismos criados, advertindo que as Fake News estão presentes nas práticas dos influenciadores digitais católicos. Daí ela chamou a ser artesão, aquele que lida com a arte de construir comunhão, pedindo uma formação mais alargada, compromissada. Isso porque é o momento da profecia, com a que Deus deu força ao povo ao longo da história, lembrou a Ir. Joana Puntel, que desafiou a viver a profecia no mundo de hoje.

14º Mutirão Brasileiro de Comunicação em  Manaus

Quase no final do encontro, a Arquidiocese de Manaus revelou a identidade visual do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), sendo abertas as inscrições. O evento está marcado para 25 a 28 de setembro de 2025, em Manaus, com o tema “Comunicação e Ecologia Integral: transformação e sustentabilidade”. A 14ª Edição será realizada na Arquidiocese de Manaus e já conta, nessa fase inicial, com o apoio da Pascom Brasil, Signis Brasil e a Rede Amazônica de Televisão.

Segundo a Comissão para a Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, “o Muticom é um evento que reúne agentes de pastoral, profissionais, estudantes e entusiastas da comunicação de todo o Brasil. Ele é um espaço privilegiado para a troca de experiências, aprendizado e reflexão sobre os desafios e as oportunidades no campo da comunicação social”. Igualmente, lembra que “durante o mutirão, são realizados palestras, oficinas, painéis de debate e apresentações de trabalhos acadêmicos, experiências de comunicação popular, apresentações culturais e feiras e gastronomia local, cobrindo uma ampla gama de temas relevantes para o setor e expressões culturais”.

“Um mutirão é uma prática comunitária, com um espírito baseado na solidariedade, cooperação e no senso de comunidade, onde todos contribuem com seu tempo, saberes e esforços em troca de aprendizados comuns. É uma forma de fortalecer os laços comunicacionais e promover a interdependência entre os participantes. Com isso, o Mutirão Brasileiro de Comunicação promove a integração entre diferentes setores da comunicação”, lembram desde a Comissão.

Ana Cristhina Dias Bezerra, membro da coordenação da Pascom Arquidiocesana de Manaus, apresentou a arquidiocese como “uma Igreja com rosto missionário e vocacional, que convive em meio a uma grande metrópole cercada pela mata da nossa casa comum”. A pasconeira convidou a “fazer deste 14º Muticom uma experiência única em Manaus”.

* Com informações do Vaticano News